Saúde

Homem com suspeita do novo coronavírus em MS tem 24 anos

O jovem esteve viajando por um período de 14 dias na Tailândia, com voo de conexão em Pequim na ida e voo de conexão de volta na Alemanha.

Já foram colhidas amostras para exames e enviadas para Campo Grande. Foto: Pixabay Já foram colhidas amostras para exames e enviadas para Campo Grande. Foto: Pixabay

A Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul confirmou que o homem internado no Hospital Regional de Ponta Porã com suspeita de coronavírus (Covid-19) tem 24 anos. 

Segundo nota divulgada na manhã desta quarta-feira (26), a Secretaria foi notificada na noite de ontem, através do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde, informando sobre um possível caso suspeito em MS para o novo coronavírus.

Conforme a Secretaria, o jovem esteve viajando por um período de 14 dias na Tailândia, com voo de conexão em Pequim na ida e voo de conexão de volta na Alemanha. Segundo a nota, ele desembarcou no aeroporto de Guarulhos e foi de carro até o município de Ponta Porã. O paciente foi atendido no Hospital Regional de Ponta Porã, apresentando febre, coriza e dor de garganta. 

O jovem está internado no isolamento da unidade com sintomas leves e sendo avaliado pela equipe médica do hospital para confirmação ou descarte do caso. "Ele encontra-se estável, sem sinais de agravamento, com todos os protocolos sendo seguidos pela equipe de saúde local", informa a nota.

Segundo Patrick Derzi, Secretário de Saúde de Ponta Porã, já foram colhidas amostras para exames e enviadas para Campo Grande. Disse ainda, que uma equipe de Campo Grande irá acompanhar o caso no município.

Primeiro caso confirmado no Brasil

Um homem, de 61 anos, residente em São Paulo, foi a primeira pessoa com confirmação do coronavírus no Brasil. De acordo com o R7 Notícias,  o paciente esteve na Itália  a trabalho, sozinho, no período de 9 a 21 de fevereiro. Os testes confirmaram a doença.

Mortes  causadas pelo novo coronavírus

Autoridades de saúde informaram que o número de mortos na China continental chegou em 2.715, e pessoas infectadas 78.064.

Transmissão do coronavírus

De acordo com o Ministério da Saúde, a transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:

Sintomas do coronavírus

Os sinais e sintomas clínicos do novo coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. Os principais são sintomas são: febre, tosse e dificuldade para respirar. 

Comentários