DOURADOS

Hospital da Vida tem nove servidores da saúde infectados pelo novo coronavírus

Além disso, quatro profissionais do Hospital da Vida estão afastados dos cargos com suspeita da doença e sete da UPA.

A unidade hospitalar tem também quatro servidores afastados com a doença -Foto: Prefeitura de Dourados A unidade hospitalar tem também quatro servidores afastados com a doença -Foto: Prefeitura de Dourados

Nove servidores da saúde do Hospital da Vida tiveram exame positivo para Covid-19. São quatro enfermeiros, dois técnicos de enfermagem, um fisioterapeuta e dois médicos. Todos estão em quarentena. Além disso, quatro profissionais do Hospital da Vida estão afastados dos cargos com suspeita da doença e sete da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

A informação foi repassada, com exclusividade, para a reportagem da 94FM na manhã desta quinta-feira (4), por servidores.

Além disso, a reportagem recebeu a informação de que funcionários das unidades, mesmo com alguns sintomas do novo coronavírus, são obrigados a trabalhar. Ainda conforme a denúncia, o servidor só é afastado do cargo se apresentar todos os sintomas.

A reportagem da 94FM questionou a prefeitura sobre o número profissionais da saúde infectados com o vírus, mas não obteve resposta.

Dourados tem atualmente 378 exames positivos para Covid-19, com dois óbitos. Só ontem, foram registrados 39 exames positivos no município.

Capote de plástico

Na segunda-feira (1°), um funcionário da Unidade de Pronto Atendimento publicou uma foto em sua rede social mostrando o Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) que alguns servidores estão usando. De acordo com ele, o EPI disponibilizado pela Prefeitura de Dourados para a maioria dos profissionais da UPA é o mesmo material usado para fazer sacos de lixo.

Segundo informações repassas para a reportagem da 94FM por profissionais da saúde do município, esse tipo de material é inapropriado. Ele é frágil, rasga com facilidade e é desconfortável. Os equipamentos são a única proteção que os profissionais que atuam no combate à pandemia do novo coronavírus têm para evitar a contaminação.

Sobre o assunto, a prefeitura disse que não comprou os capotes de plástico, falou apenas que o material utilizado pelos profissionais foi doado. Depois da repercussão, os servidores voltaram a ganhar EPIs de TNT ou de tecido.

Na semana passada, a 94FM já havia recebido a informação de que não tem material adequado para trabalhar, falta medicamento e máscaras na UPA. 

 

Comentários