SAÚDE

Hospital de Cirurgias de Dourados promove palestras sobre saúde mental

Foto: Reprodução Foto: Reprodução

O Hospital Regional de Cirurgias da Grande Dourados, gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Mato Grosso do Sul, promoveu na última sexta-feira, dia 17 de janeiro, palestra em prol da campanha Janeiro Branco. ‘Nós podemos mudar o mundo e torná-lo melhor. Está em suas mãos fazer a diferença’, foi o tema da ação que tem como foco orientar e prevenir profissionais e usuários do hospital sobre os cuidados relacionados à saúde mental. Nesta segunda-feira (20), a psicóloga Savana Ody conduziu palestra sobre depressão e ansiedade para encerrar a campanha.

“Nosso intuito é mostrar para os colaboradores sobre a importância dos cuidados com a saúde mental, principalmente para quem atua no ambiente hospitalar. Realizamos uma roda de conversa com dinâmicas para liberarmos as emoções, tensões e integrarmos a equipe. Enfatizamos o processo de aceitação e como olhar para o outro com empatia e compreensão”, disse a terapeuta e coach Rosângela Martins da Rosa. Após a roda de conversa a terapeuta conduziu uma dinâmica que integrou a equipe multidisciplinar. Também houve momento para reflexão entre os participantes.

A terapeuta ressalta a importância da ajuda de um profissional capacitado. “Essa campanha vem para quebrar os tabus e resistência que muitos têm ou até evitam procurar um profissional da saúde mental. Ressaltamos que o processo de aceitação e ajuda são necessários”, explicou.

Janeiro Branco 

A Campanha Janeiro Branco é dedicada a promover a psicoeducação das pessoas e instituições, promovendo a Saúde Mental e combatendo o adoecimento emocional dos indivíduos por meio de debates, reflexões, palestras, rodas de conversa, oficinas, caminhadas e outras formas de intervenções. A iniciativa foi pensada na promoção de Saúde Emocional com estratégias políticas, sociais e culturais para que o adoecimento emocional seja prevenido, conhecido e combatido.

Comentários