DOURADOS

HU diz que acatará recomendações para habilitar novos leitos de UTI

HU disse que colocará novos leitos em funcionamento - Crédito: Foto: Divulgação HU disse que colocará novos leitos em funcionamento - Crédito: Foto: Divulgação

O HU- UFGD Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados divulgou em nota, na tarde desta terça-feira (07) que acatará a recomendação do MPF Ministério Público Federal e do MPT (Ministério Público do Trabalho) para colocar em efetivação o funcionamento de 15 novos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para tratamento de covid-19. 

Em nota, a unidade hospitalar diz afirma que “acata de forma resolutiva as recomendações recebidas para o combate a pandemia do covid-19". 

Os leitos aos quais a recomendação se refere são cinco leitos recentemente habilitados pelo Ministério da Saúde e outros 10 equipados com respiradores fornecidos pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Ainda em nota divulgada na tarde desta terça-feira (07), o HU destacou ainda que a Ebserh (Empresa Brasileira de Produtos Hospitalares), “prontamente disponibilizou um número expressivo de vagas para compor o quadro de colaboradores necessários à implantação de novos leitos”, sendo ainda que “aguarda nesta semana o comparecimento dos convocados”. 

Consta ainda na publicação que o a convocação ocorreu por meio de processo seletivo emergencial específico para o combate à covid-19 com capacitação, com apontamento também de que a Ebserh iniciou no dia 29 de junho o chamamento de aprovados no concurso nacional em vigência. 

Impasse 

Conforme o Dourados News havia mostrado, em reunião realizada com o MPF no dia 30 de junho, o HU se comprometeu a colocar os cinco leitos habilitados pelo Ministério da Saúde em operação imediata, informando ainda que os outros 10 leitos dependiam de capacitação dos profissionais para entrar em funcionamento. Porém, dias depois a superintendência do hospital informou ao MPF, via ofício, que estava enfrentando dificuldades para fechar a escala de plantão junto aos profissionais médicos.

O HU disse ainda em ofício que fecharia uma escala mesmo sem a anuência expressa de uma parte do corpo clínico,a fim de garantir a abertura dos cinco novos leitos, como havia sido acordado na reunião com o MPF. A recomendação foi expedida após o hospital reiterar o compromisso em abrir esses novos leitos, sem, no entanto, operacionalizar a abertura. 

Novos leitos

Assim que os novos leitos estiverem aptos a funcionar, o HU passará a contar com 29 leitos de UTI. 

Comentários