MS

Ministério libera R$ 4 milhões para financiar 91 leitos de UTI em MS

Portaria com autorização para repasse foi publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (30)

Atendimento em leito de UTI covid-19 no Hospital Regional, em Campo Grande. (Foto: Saul Schramm/Segov) Atendimento em leito de UTI covid-19 no Hospital Regional, em Campo Grande. (Foto: Saul Schramm/Segov)

Foi publicada no Diário Oficial da União, nesta terça-feira (30), portaria que libera R$ 4.368.000,00 para financiar 91 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para pacientes covid-19 em Mato Grosso do Sul. O valor repassado é mensal e referente a diárias de uso.

Com os repasses, o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, explica que o valor de financiamento da União alivia os gastos municipais e estaduais. “É importante dizer que temos um gasto muito alto, antes da habilitação quem financia os leitos é o Estado e os municípios”, diz.

Tentando recursos para novos leitos e também habilitação dos que já estão em uso, Resende diz que as respostas do ministro da Saúde Marcelo Queiroga tem auxiliado nas ações. “O novo ministro está imprimindo respostas mais rápidas. A SES está dando agilidade para ter mais rapidez e o Queiroga está com bom ritmo”, completa.

Entre o total de leitos financiados, são renovações de repasses dez para Santa Casa de Campo Grande, cinco mais a Clínica Campo Grande e dez para o Hospital El Kadri. Para o Interior, o repasse para habilitação e renovação engloba dez para Corumbá, cinco para Costa Rica, cinco para Coxim, dez para Dourados e seis para Jardim. Outros dez para Naviraí, dez para Ponta Porã e dez para Três Lagoas.

Comentários