Saúde

MS contabiliza 1.468 leitos destinados ao tratamento do coronavírus

Fotos: Edemir Rodrigues Fotos: Edemir Rodrigues

Em medida protetiva para preparar o Estado em relação aos casos de coronavírus, o Governo do Estado, por intermédio da Secretária de Estado de Saúde (SES), vem ampliando a estratégia para aumentar a disponibilidade de leitos nos municípios de Mato Grosso do Sul.

Nesta quarta-feira (29), foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) o Mapa Hospitalar de Leitos Clínicos e de UTI referente ao Plano de Contingência Estadual para Infecção Humana pelo Coronavírus, ampliando para 1468 o número de leitos destinados ao tratamento da doença.

Na distribuição publicada hoje dos leitos já existentes estão disponíveis 705 leitos clínicos adulto, 174 leitos clínicos pediátrico, 145 leitos de UTI adulto e 7 leitos de UTI infantis. Em ampliação: 279 leitos clínicos adulto; 14 leitos clínicos pediátrico; 141 leitos de UTI adulto e 3 leitos clínicos  infantil.

A readequação do mapa mostra que alguns leitos que antes estavam em ampliação ficaram prontos e agora estão disponíveis para utilização. Por exemplo, no dia 24 eram 75 leitos de UTI e agora são 145 leitos de UTI (adulto) disponíveis para o covid-19.

Para o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, a situação confortável na disponibilidade leitos não pode representar uma diminuição nas medidas de contenção para evitar a propagação do vírus. “O Exército do SUS precisa ser fortalecido e cada um precisa fazer sua parte, mantendo o isolamento social, as regras de higiene e os cuidados com os grupos de risco”.

Clique aqui e confira o mapa hospitalar no MS e nos municípios (páginas 8 a 11).

Comentários