AEDES AEGYPTI

MS notifica 5 mil suspeitas de dengue e tem 14 municípios com alta incidência

Dengue chegou a 5 mil casos suspeitos notificados em Mato Grosso do Sul - Crédito: Hedio Fazan/Dourados News/Arquivo Dengue chegou a 5 mil casos suspeitos notificados em Mato Grosso do Sul - Crédito: Hedio Fazan/Dourados News/Arquivo

Mato Grosso do Sul chegou a 5.044 notificações suspeitas de dengue, conforme boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (17) pela Secretaria de Estado de Saúde. Com população estimada em 2.809.394 de pessoas, a incidência estadual ficou na casa dos 179,5, ainda classificada como baixa. 

No entanto, 14 municípios sul-mato-grossenses figuram com alta incidência, classificação dada quando as notificações superam 300 a cada grupo de 100 mil. Pela ordem, são eles: Antônio João, Camapuã, Corumbá, Ladário, Selvíria, Bataguassu, Três Lagoas, Paraíso das Águas, Rio Brilhante, Inocência, Santa Rita do Pardo, Brasilândia, Figueirão e Água Clara.

Com relação aos casos confirmados de dengue, o número atual é de 1.316 em todo o Estado. Eles concentram-se sobretudo em Três Lagoas (423), Corumbá (219), Rio Brilhante (166), e Campo Grande (122). 

Sem atualização recente, Dourados figura com 34 notificações, incidência baixa, e 16 confirmações. Contudo, já amarga uma das três mortes causadas pela doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti em Mato Grosso do Sul. 

A primeira vítima fatal da dengue no Estado em 2021 foi uma jovem de 29 anos residente em Corumbá. Ela tinha doenças autoimunes e os primeiros sintomas surgiram no segundo dia do ano. O óbito ocorreu em 15 de janeiro.

Morador em Dourados, um idoso de 66 anos, portador de diabetes e hipertensão, começou a sentir os sintomas em 25 de janeiro e faleceu no dia 29 daquele mesmo mês.

Outra morte atribuída à dengue em território sul-mato-grossense foi de uma idosa de 69, com residência em Campo Grande. Portadora de diabetes e hipertensão, ela teve os primeiros sintomas em 22 de fevereiro e morreu no dia 28 daquele mesmo mês.

Comentários