Saúde

MS tem 2 cidades contempladas na 1ª rodada do Mais Médicos

Das 45 cidades de Mato Grosso do Sul inscritas para receber profissionais no programa Mais Médicos, somente duas, Campo Grande e Corumbá, tiveram interessados com a participação homologada.

A lista com os nomes do primeiro ciclo de contratações foi divulgada pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira. Segundo o órgão, no Brasil, 938 profissionais selecionados confirmaram interesse em trabalhar nos locais que aderiram ao programa. Eles representam 5,6% dos 16.530 brasileiros inicialmente inscritos.

No estado, 21 médicos haviam feito cadastro, mas somente 11 o homologaram. Desses, 7 pretendem atuar na capital sul-mato-grossense e 4 em Corumbá. Com isso, 43 cidades ainda não foram contempladas e aguardam as próximas fases do programa.

Por conta da baixa adesão, o Ministério da Saúde decidiu permitir que os profissionais brasileiros que já escolheram um município para trabalhar, mas não haviam homologado a presença ou não foram alocados, possam escolher novos locais para atuar durante o contrato de três anos. Eles terão até a próxima quinta para fazer uma nova escolha.

Simultaneamente a esse prazo, o governo irá selecionar os profissionais do exterior que se inscreveram. Os 1.920 candidatos com registro profissional no exterior também terão até quinta para escolher municípios, habilitando-se às vagas dispensadas por brasileiros. A relação dos estrangeiros que serão contratados será publicada em 13 de agosto.

do Conjuntura ONline

Comentários