Saúde

Número duplica, com 62 testes positivos de covid-19 em apenas 24h em MS

Já em relação a média da semana passada, Mato Grosso do Sul registrou o triplo de novos infectados pelo coronavírus

Homem usa máscara em rua de Campo Gr ande. Foto Henrique Kawaminami) Homem usa máscara em rua de Campo Gr ande. Foto Henrique Kawaminami)

O número batia recordes nos últimos dias, mas o domingo chega com sinal vermelho em Mato Grosso do Sul, com quase o triplo de novos casos em relação a média da semana passada e mais que o dobro em comparação a ontem, quando foram 29 infectados.

Só neste domingo 62 testes positivos entram na estatística, distribuídos em 38 municípios, um aumento de 12,2% nas ocorrências. Até sábado, a curva subia, no máximo, 6,1% ao dia e até a sexta-feira (15) a média seguia em cerca de 21,8 testes positivos a cada 24 horas.

O epicentro da doença no Estado é, definitivamente, Guia Lopes da Laguna, com 34 casos de ontem para hoje e 98 infectados no total. O município tem o alarmante índice de 990,4 contaminados por 100 mil habitantes. “Agora deve ser uma das 5 cidades com maior incidência no Brasil”, avalia o secretário de Saúde Geraldo Resende.

Em cidades turísticas a situação também piora. São 3 testes positivos desde sábado em Jardim (20 no total), que já ocupa a 4ª posição no ranking geral da doença no Estado, e outros 5 em Bonito (14 no total). “É uma região que nos preocupa e vamos ter atenção especial”, comenta o secretário. Deodápolis entra no mapa da covid-19, com 1 caso registrado hoje. Campo Grande teve oficialmente apenas 2 casos novos e soma 174 contaminados.

Mas Mato Grosso do Sul continua com “menor número de casos, menor número de óbitos e menor ocupação de UTIs”, lembra Geraldo Resende, reforçando que a doença levou 15 pessoas à morte em Mato Grosso do Sul.

De ontem para hoje, a realidade de pacientes internados segue a mesma, 23 no total. Porém a ocupação de leitos de UTIs subiu de 10 para 11 Outras 315 pessoas estão em isolamento domiciliar e 217 recuperadas.

Comentários