Saúde e Bem-estar

O benefício do Pensamento Positivo

Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Pessoas saudáveis e felizes pensam sobre o que querem e como conquistar seus objetivos na maior parte do tempo, afirma a Psicoterapeuta com formação em Psicologia Positiva “Luciane Sperafico”. Diante disso, será que desenvolver uma atitude positiva pode realmente mudar toda a sua vida? Será esse o poder do pensamento positivo?

Quando você pensa e fala sobre o que você quer e como conquistar seus objetivos sente-se mais feliz e que tem um maior controle de sua vida. E, enquanto isso, seu cérebro libera endorfinas, que lhe dá uma sensação generalizada de bem-estar.

Mas o poder do pensamento positivo vai muito, além disso. Certamente todos nós já ouvimos a frase “qualidade é mais importante que quantidade”, não é mesmo? E, durante nossa vida, várias situações de nossa vida demonstram que ela é verdadeira, como, por exemplo, é mais importante ter poucos relacionamentos de qualidade que muitos. E isso vale também para nossos pensamentos.

Com base em muitos testes psicológicos, as pessoas felizes parecem ter uma qualidade especial que lhes permite viver uma vida melhor, e esta qualidade é o otimismo.

A boa notícia é que o otimismo não é um “dom” ou ainda “uma herança genética”, é sim uma habilidade. E da mesma maneira que qualquer outra habilidade, ela pode ser aprendida e aprimorada, afirma a Psicoterapeuta “Luciane Sperafico”.

A noção de que ter pensamento positivo pode ser bom para sua saúde não é nova, mas é realmente verdade? Um artigo publicado na Current Directions in Psychological Science, sugere que os bons pensamentos podem ser um poderoso antídoto para o estresse, a dor e as doenças.

De acordo com os pesquisadores, existem vários caminhos através dos quais uma atitude positiva pode proteger contra problemas de saúde mais tarde na vida. Por exemplo, as pessoas mais felizes podem ter uma postura mais pró-ativa com relação ao envelhecimento, e por isso se exercitam regularmente.

Segundo a pesquisa, essas pessoas também podem evitar comportamentos menos saudáveis, como fumar. Os benefícios destas opções de vida saudáveis são decisivos quando você se torna idoso e seu corpo se torna mais suscetível à doenças.

Foi comprovado também que o pensamento positivo pode combater o estresse, que é fator de risco para o desencadeamento de outras doenças. Estudos constataram que pessoas com fortes emoções positivas têm níveis mais baixos de substâncias químicas associadas ao estresse. Além disso, adotando uma atitude positiva, a pessoa pode até ser capaz de desfazer alguns dos danos físicos causados pelo estresse.

O poder do pensamento positivo

Os otimistas parecem ter maneiras diferentes de lidar com o mundo do que a maioria das pessoas. Primeiro, eles mantêm em suas mentes o objetivo que desejam alcançar e bem como traçam as maneiras de obtê-los. Além disso, os otimistas são claros sobre seus sonhos normalmente possuem a confiança de que irá realizá-los.

“O otimista vê a oportunidade em cada dificuldade.” Os otimistas buscam a valiosa lição em cada revés. Ao invés de ficar chateado e culpar alguém pelo que aconteceram, eles assumem o controle sobre suas emoções, dizendo: “o que eu posso aprender com essa experiência?”. “O que posso aproveitar dessa situação?”.

Depois de aprender a pensar positivo, você notará mudanças incríveis ao seu redor. Seu cérebro vai começar a operar em um estado em que os hormônios do prazer (endorfinas) fluem livremente, tornando-o mais leve e feliz.

O pensamento positivo também proporciona um grande aumento na autoestima, que é muito importante para manter sua mente sadia e longe de transtornos psicológicos. Além disso, você se sentirá capaz de assumir novas tarefas e desafios fora de sua zona de conforto.

O pensamento positivo reduz nossas crenças limitantes, que nada mais são que freios para o nosso sucesso. Basicamente, quando o pensamento positivo se torna um hábito, sua vida inteira irá mudar.

Que tal desenvolver o poder do pensamento positivo? Então confira algumas dicas da Psicoterapeuta e comece agora mesmo a mudar sua vida.

Dica 1. Treine sua mente para ter pensamento positivo

Treinar sua mente para pensar positivo pode ser alcançado é bem simples, sabia? Sua mente costuma concentrar apenas em um pensamento por vez. Então, o que você precisa fazer é manter o foco nos pensamentos positivos, de maneira que a criar os mesmos caminhos neurais. Com o tempo, o pensamento positivo se torna um hábito.

Quando ocorrer uma situação ruim, lembre-se de que é a sua resposta que realmente determina o resultado. Sempre procure a resposta positiva ou lição otimista quando tais eventos acontecem.

Dica 2. Decida ser feliz

Resolva, a partir de agora, ver o seu copo de vida sempre meio cheio. Pessoas felizes agradecem pelas muitas bênçãos da sua vida, em vez de se queixarem das coisas que não têm.

Tente sempre perceber as boas intenções das pessoas que lhe cercam. Não somos perfeitos, mas acredite: Existem também pessoas decentes, honestas e estão tentando fazer o melhor que sabem. Quando você procura por algo bom em suas palavras e ações, você quase sempre encontrará alguma coisa.

Dica 3. Resolva ser alegre, não importa o que aconteça.

Olhar para o lado positivo é ainda mais importante quando as coisas dão errado. É fácil ser alegre quando tudo está indo conforme o planejado. Mas é quando você encontra contratempos inesperados e dificuldades que você demonstra a si mesmo e ao mundo ao seu redor, que tipo de atitude você realmente tem. E quem você realmente é. É na dificuldade que demonstramos e criamos nossa força interior.

Pessoas e pensamentos negativos, problemas, e outras distrações da vida, podem prejudicar o seu pensamento positivo. Por mais difícil que seja, devemos nos policiar o tempo todo para não deixar que nada atrapalhe a nossa positividade. Apesar disso, é possível aprender a treinar o cérebro para auxiliar a manter uma atitude positiva quando os momentos difíceis aparecerem.

Veja abaixo 5 exercícios para treinar o cérebro a manter pensamentos positivos:

*Gratidão Diária

Todos os dias, ao acordar e antes de dormir, agradeça por tudo o que você é e por tudo o que você tem. Se possível, faça um diário e anote todas pelas quais coisas que você é grato. Não importa o que seja: sua saúde, sua família, seu trabalho ou até mesmo o contato que você pode ter com a natureza. Tudo o que for positivo na sua vida merece um agradecimento de sua alma. Quando sua atenção se focar apenas em gratidão, tudo aquilo que você é grato vai se expandir para o universo.

*Se alimentar bem e dormir bem

A maioria das pessoas já sabe que a nossa ingestão de alimentos, água e sono podem afetar muito o nosso humor e saúde mental. Por mais que pareça uma dica meio óbvia, ter uma alimentação saudável, dormir bem e praticar exercícios físicos pode fazer com que você fique mais feliz e tenha pensamentos bons. De acordo com um estudo, as deficiências de vitaminas podem causar declínios na saúde mental que pode fazer com que o estresse, ansiedade, depressão, vícios e outros distúrbios psicológicos apareçam.

*Permanecer Centrado

Para evitar energias negativas que tentam consumir a sua positividade, é preciso permanecer centrado ao longo do dia. O ideal é tentar encontrar o equilíbrio, e para isso, algumas atividades podem ajudar, como meditação, respiração profunda (Mindfulness) e até o contato com a natureza. O importante é fazer alguma atividade que coloque sua mente em repouso. Com um bom exercício de centralização e relaxamento, a energia calmante é produzida, e assim, o corpo é envolvido, e que com certeza irá ajudá-lo a ficar positivo.

*Permanecer Ativo

Você já ouviu aquela frase “Uma mente ociosa adoece o corpo” Geralmente, quanto mais coisas têm que fazer num dia, mais coisas conseguimos fazer. E o contrário também é real, quanto menos coisas que temos que fazer, menos coisas fazemos. Por isso, permaneça ativo. Quando a mente está com o foco em terminar o dia com sucesso, a energia negativa se torna inoperante. É claro que os fatores externos (pessoas ou experiências negativas) podem tentar te atrapalhar, porém nesses momentos devemos fazer algum exercício para ficar centrado, como falamos na dica anterior!

*Ajudar o próximo

Ás vezes, o simples ato de ajudar alguém a pensar positivo pode ajudar você a ser uma pessoa mais positiva. Isso acontece porque quando estamos dando bons conselhos e ajudando o outro a se tornar uma pessoa com atitudes positivas, automaticamente estamos pensando e falando sobre coisas boas. Ajude as pessoas ao seu redor quando elas estiverem tristes, pois é nesse momento que elas precisam da sua positividade. Não se afaste das pessoas que você goste apenas por medo da energia negativa. Conversa com a pessoa e ajude há iluminar o dia dela. Com isso você irá multiplicar a energia positiva em seu ambiente, e saiba que esta energia com certeza voltará para você!

*Portanto, tanto a nossa felicidade como o nosso sucesso, dependem da nossa capacidade de pensar positivamente e criar situações positivas. No entanto, a caminhada para uma atitude positiva e pensamento positivo pode ser um caminho que necessita muito do seu querer, motivação, esforço consciente e implementação de estratégias que suportem a sua decisão. A conquista do nosso bem estar por vezes passa por conseguirmos elevar-nos, distanciar-nos e estruturarmos uma solução mesmo perante a adversidade, dificuldades, dor emocional, ou retrocessos na vida.

*Da perspectiva da Psicologia Positiva, o pensamento positivo, está suportado por muito mais fatores do que apenas pensar positivo através de umas quantas afirmações positivas ou de capacidade. Sem dúvida, que na base e orientação da construção de uma estrutura mental positiva, está um diálogo interno construtivo virado  para aquilo que pretendemos que aconteça. Mas, provavelmente a estratégia que mais importa implementar e solidificar, é a estruturação de uma sequência de ações que apoiadas por um raciocínio lógico e flexível, irão expressar as forças, valores, objetivos e crenças adaptativas da pessoa ou grupo de pessoas.

*A autoconsciência é um passo essencial em qualquer forma de auto aperfeiçoamento. Para que você fique ciente do impacto que o seu diálogo interno tem na sua vida, é primordial que desenvolva a consciência de si mesmo e das coisas ao seu redor, para que possa compreendê-las e, em seguida, aprender a mudar e a melhorar de acordo com aquilo que pretende. Tal como já referi, para que possa aprender a alterar a sua maneira de pensar, em primeiro lugar tem que estar ciente de como você pensa.

Aproveite o tempo para monitorizar atenciosamente os seus pensamentos e sentimentos. Ganhe consciência do seu diálogo interno ao longo do dia.

Para uma mudança efetiva, para ir implementando uma estrutura mental positiva, é importante treinar-se em estar consciente do seu diálogo interno, dos pensamentos e imagens que cria para si e que consequentemente influenciam os cursos de ação que escolhe.

Portanto, a utilidade na reestruturação do seu pensamento é para uma forma mais capaz, eficaz, adequada e útil, deve propor-se a observar-se a si mesmo, e se possível a registrar algumas formas de raciocínio que sabe que lhe atrapalham a vida e a obtenção dos seus objetivos. Comece por enfraquecer os seus diálogos derrotistas e depreciativos acerca de si mesmo, das suas realizações e do mundo em geral.  Em seguida substitua o seu diálogo crítico, por palavras de incentivo que lhe transmitam energia e possam fazer desenvolver a sua força de vontade.

Esperamos que as dicas de hoje possam ajudá-lo a manter pensamentos positivos!

Comentários