Saúde

Pandemia atrapalhou até investigação sobre morte por suspeita de dengue

Essa informação foi prestada pelo gerente do Núcleo de Vigilância Epidemiológica de Dourados durante reunião extraordinária do Conselho Municipal de Saúde

Dengue foi causa atribuída a três mortes em Dourados no ano passasdo (Foto: Divulgação/GovernoMS) Dengue foi causa atribuída a três mortes em Dourados no ano passasdo (Foto: Divulgação/GovernoMS)

A chegada da pandemia do novo coronavírus a Dourados, no início de 2020, gerou tantos problemas que atrapalhou até mesmo o trabalho das autoridades de saúde pública do município para investigar uma morte suspeita por dengue.

Essa informação foi prestada pelo gerente do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Devanildo de Souza Santos, durante reunião extraordinária do Conselho Municipal de Saúde, realizada em 25 de março.

Publicada no Diário Oficial do Município do dia 30 passado, a ata desse encontro detalha que a pauta única previa a apresentação dos relatórios detalhados dos três quadrimestres do ano de 2020. (clique e confira a íntegra a partir da página 24)

De acordo com o documento, entre as dificuldades enfrentadas naquele ano, Devanildo mencionou que no começo de 2020 “houve um caso de morte suspeita por dengue, que não pode ser monitorado a fundo, devido ao início da pandemia por Covid–19”.

Durante todo o ano passado, Mato Grosso do Sul teve 41.803 confirmações de dengue, com 42 óbitos. Desse total de vítimas fatais, três residiam em Dourados – um homem de 61 anos, outro de 46 anos e uma menina de 10 anos.

Já a Covid-19 teve 134.750 diagnósticos positivos entre sul-mato-grossenses ao longo de 2020, dos quais 2.347 resultaram em óbitos. Somente na maior e mais populosa cidade do interior de Mato Grosso do Sul foram 157 vidas perdidas.

Em 2021, a dengue é causa atribuída à morte de um idoso de 66 anos morador em Dourados. Portador de diabetes e hipertensão, ele começou a sentir os sintomas em 25 de janeiro e faleceu no dia 29 daquele mesmo mês.

Quanto à Covid-19, na atualização divulgada nesta segunda-feira (12), a Prefeitura de Dourados informa o total de 25.499 casos confirmados, dos quais 23.790 correspondem a pessoas recuperadas, mas o número de vítimas fatais soma 362.

 

Comentários