Saúde

Para crianças pré-agendadas, vacinação contra Covid-19 começa hoje em Dourados

Ilustrativa Ilustrativa

A Sems (Secretaria Municipal de Saúde) inicia a vacinação contra Covid-19 em crianças de cinco a 11 anos hoje (18), às 10h, na Unidade Básica de Saúde do Jardim Santo André, para dez crianças pré-agendadas pelas equipes de saúde. Durante a tarde, a imunização segue no Parque da Nações I, também para grupo previamente agendado.

Segundo o diretor do departamento de Atenção Primária, Vagner da Silva Costa, todos os pais e responsáveis de crianças nessa faixa etária podem procurar a unidade de saúde mais próxima e informar o interesse pelo imunizante.

“Vamos fazer uma lista com as crianças interessadas e que se encaixem nesse primeiro grupo e vamos agendar. A medida é para garantir a segurança das crianças, dessa forma não há exposição ou aglomeração. Também optamos pelo atendimento no período da tarde que é quando há menos movimento nos postos”, explicou Costa.

Ainda segundo o diretor, o agendamento é importante por conta da logística de preparação das doses. “Cada ampola contém 10 doses, para evitar qualquer desperdício vamos agendar para realizar essa distribuição”.

Nessa primeira remessa o município recebeu 1,1 mil doses pediátricas da vacina Pfizer, por isso serão contempladas na primeira fase crianças de 5 a 11 anos com deficiência permanente ou com comorbidades, indígenas e quilombolas, e aquelas que vivem em lar com pessoas com alto risco para evolução grave de Covid-19 (por exemplo, pessoas que tenham câncer).

A vacinação das crianças terá início exclusivamente nos postos de saúde e é preciso a presença de um adulto responsável. Após o agendamento, os postos que farão a vacinação das crianças são: Altos do Indaiá, Parque do Lago II, Santo André, Parque das Nações I, Jóquei Clube, Itahum, Vila Vargas, Indápolis, Vila Formosa e Ildefonso Pedroso. Já o agendamento pode ser realizado em qualquer unidade.

Com o progresso da vacinação desses grupos, haverá o avanço gradual das faixas etárias, dando início às crianças mais velhas de 10 e 11 anos, seguindo aos poucos para 9 e 10 anos, 8 e 9 anos, e assim por diante até chegar aos 5 anos.

 

Comentários