Saúde

Pessoas que não praticam exercícios físicos sofrem mais com o estresse

shutterstock/Reprodução shutterstock/Reprodução

Antes mesmo que o desejo de emagrecer, o combate ao estresse tem se tornado a principal motivação para a prática de exercícios físicos. Segundo uma pesquisa feita por um aplicativo, 93% dos brasileiros que não praticam exercícios físicos frequentemente acabam estressados.

Intitulado 1º Mapa Nacional do Impacto da Tecnologia no Esporte e Sedentarismo, o estudo que relaciona a falta de exercícios físicos com o estresse foi feito pelo Freeletics, aplicativo cujo foco é ajudar a se exercitar. 

O app entrevistou 2046 pessoas que não se exercitam com frequência.  Entre elas, 93% disseram sofrer por causa do estresse. Esse estudo também aponta que o problema atinge mais as mulheres: enquanto 95% do público feminino afirmou sofrer com o estresse, 90% do público masculino se mostrou afetado.

Já entre os que se exercitam com frequência, o combate ao estresse é a principal motivação.  Assim, o desejo de emagrecer acabou ficando em segundo plano.

A realização de exercícios ajuda a combater o estresse. Isso porque quando está se exercitando, o corpo humano libera endorfina, serotonina e outros hormônios ligados ao prazer, aumentando a sensação de bem-estar e relaxamento.

Além disso, muitos brasileiros estão contando cada vez mais com a ajuda de aplicativos para a realização de exercícios físicos. É a busca por uma vida mais leve, sem estresse, e também com uns quilinhos a menos. 

 

Comentários