SAÚDE & BEM - ESTAR

Por quê pessoas com diabetes precisam de acompanhamento oftalmológico?

Foto: Reprodução Foto: Reprodução

Os cuidados com o paciente diabético devem ser realizados por diversos médicos, como o endocrinologista, que trata desequilíbrios hormonais, e o angiologista, que cuidam do sistema vascular. Outro especialista essencial ao tratamento do diabetes é o oftalmologista. Esse encaminhamento deve acontecer logo após o diagnóstico, para que seja realizada uma análise completa dos olhos e, identificando qualquer problema, o tratamento se inicie de forma precoce.

Os riscos relacionados à perda da visão em diabéticos são grandes: cerca de 25 vezes maior se comparado a quem não convive com a doença. O diabetes é um fator de risco importante para algumas doenças oculares, como catarata e glaucoma, mas o que, de fato, preocupa, é a retinopatia diabética, um problema grave que pode levar à cegueira. 

O excesso de glicose acumulada no sangue afeta os vasos sanguíneos de todo o corpo, incluindo os dos olhos. A retinopatia diabética é complexa e afeta a região chamada de “fundo de olho”. Nesses casos, ocorre o acúmulo de um material anormal nos vasos que irrigam a retina, causando seu estreitamento ou bloqueio total, e formando microaneurismas. Com o avanço da doença, eles podem se romper, causando hemorragia e infiltração de gordura na retina. 

O tratamento se inicia com o controle rigoroso da glicemia. É muito importante que as recomendações médicas sejam seguidas, incluindo dieta adequada e uso de medicamentos, se for o caso. Uma opção de tratamento da retinopatia diabética é a fotocoagulação por laser, que cauteriza pequenas áreas da retina, a fim de prevenir possíveis hemorragias. 

O diagnóstico precoce é de extrema importância em casos de doenças progressivas que afetam a visão, pois quanto antes o tratamento for iniciado, maiores são as chances de reverter ou retardar o quadro e evitar danos irreversíveis à visão. Para isso, as visitas periódicas ao médico oftalmologista não devem ser negligenciadas. Pacientes diabéticos devem realizar um acompanhamento ainda mais frequente. Cuide bem dos seus olhos!

Com informações de: CBO - Conselho Brasileiro de Oftalmologia 
Responsável Técnico: Dr. Ajax de Oliveira Leite CRM-MS 3855 / RQE Nº 1686.

_____________________________________________________________________
Telefone: (67) 3033-9200 | https://www.facebook.com/institutodosolhosdourados/ | instagram.com/institutodosolhosdourados | contato@institutodosolhosdourados.com.br | Rua Mato Grosso, 320 - Jardim Água Boa, Dourados - MS

Comentários