SAÚDE

Rede particular chega ao limite, com lotação máxima nos leitos de UTI

Em três unidades hospitalares ouvidas, são 40 vagas, sendo que 39 estão ocupadas com pacientes graves

Hospital Unimed está com ocupação máxima. (Foto: Reprodução) Hospital Unimed está com ocupação máxima. (Foto: Reprodução)

Com 20 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) exclusivos para tratamento de pacientes graves de covid-19, o Hospital Unimed está lotado e não pode mais receber internações nesse setor.

Em comunicado esta tarde, a Unimed informou a lotação máxima, “e a cooperativa médica está trabalhando em um projeto de expansão desses leitos”.

Enquanto tal expansão não ocorre, a unidade informou que mantém outros “leitos de Terapia Intensiva, que não são necessariamente UTIs” e que deve usá-los.

Desde o início da pandemia, oito pessoas, de 52 que precisaram de internação no hospital, morreram decorrente de complicações da covid-19.

A situação em outros hospitais privados não é diferente e a lotação também é de 100% no El Kadri, onde há dez vagas de UTI. Desse total, quatro leitos são ocupados por pacientes oriundos do SUS (Sistema Único de Saúde). Nos leitos clínicos, para tratamento de casos menos graves, a ocupação é de 60% (19 de 31).

Segundo a assessoria do hospital, para semana que vem, serão abertos novos dois leitos de UTI, subindo para 12 a capacidade de atendimento dos pacientes graves.

Já o Hospital Cassems está praticamente no limite, e nesta tarde informou que das 20 vagas em UTI para pacientes de covid, 19 estão ocupadas. Na ala de internação clínica, onde são tratados os caos menos graves, há 22 de 24 leitos ocupados.

Até ontem, no Proncor, onde há 10 vagas de UTI, todas estavam ocupadas. Não houve, até o fechamento dessa matéria, informações de qual é a situação hoje.

Comentários