EXAME

Resultado da primeira suspeita de coronavírus em MS deve sair ainda pela manhã

Brasileiro de 24 anos que apresentou sintomas após voltar da Tailândia segue isolado no Hospital Regional de Ponta Porã - Crédito: Divulgação Brasileiro de 24 anos que apresentou sintomas após voltar da Tailândia segue isolado no Hospital Regional de Ponta Porã - Crédito: Divulgação

O primeiro caso suspeito do novo coronavírus (COVID-19) em Mato Grosso do Sul deve ser confirmado ou descartado até às 12h desta quinta-feira (27), conforme a Secretaria de Estado de Saúde.

Trata-se de um brasileiro de 24 anos atendido nesta semana no Hospital Regional de Ponta Porã “apresentando febre, coriza e dor de garganta” após viagem recente à Tailândia, trajeto que teve conexões de voos em Pequim, na China, e na Alemanha, antes do desembarque em Guarulhos, São Paulo.

Conforme nota divulgada pelo Centro de Operações de Emergência estruturado pela Secretaria de Estado de Saúde, no Brasil esse jovem percorreu trajeto até Ponta Porã de carro.

“Seguindo o protocolo previamente estabelecido pela SES-MS, e de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde, o paciente, que já está internado no isolamento da unidade com sintomas leves, está sendo avaliado pela equipe médica do hospital para confirmação ou descarte do caso. Amostras já foram coletadas para análise laboratorial de COVID-19, Influenza e outros vírus respiratórios”, detalhou.

Na manhã de hoje, o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, informou ao Dourados News que “tudo leva a crer que é uma virose comum”. “Síndrome gripal”, minimizou.

Ele acrescentou, porém, que Mato Grosso do Sul tem outros cinco casos além desse monitorados por suspeita do novo coronavírus. Por telefone, disse apenas serem pessoas que apresentaram quadro gripal após viagens para localidades em que há confirmações da doença.

Comentários