DOURADOS

Saúde ainda não tem data para chegada de nova remessa de vacina contra o coronavírus

Núcleo de Imunização está aplicando 'sobra' de últimos lotes recebidos pelo município - Crédito: Hedio Fazan/Dourados News Núcleo de Imunização está aplicando 'sobra' de últimos lotes recebidos pelo município - Crédito: Hedio Fazan/Dourados News

Dourados ainda não atingiu o total de pessoas que fazem parte dos primeiros grupos prioritários do Plano Nacional de Imunização, que é seguido pelo município. E não há previsão de quando a vacinação alcance a todos os profissionais de saúde e idosos, que seguem recebendo primeira e segunda doses de vacina. 

A informação foi destacada pelo secretário municipal adjunto de saúde, Edvan Marcelo de Morais Marques, durante participação em live realizada na manhã desta sexta-feira (19), na página do Dourados News no Facebook.

“Ficamos sabendo pela imprensa desse recebimento de mais um lote para Mato Grosso do Sul, mas não foi precisada a data, a quantidade e quais são os grupos que serão contemplados. Permanecemos aqui em Dourados com a vacinação dos idosos e profissionais da saúde que ainda não concluímos, mas não sabemos se há a inserção de um novo grupo a partir desse recebimento de um novo lote”, explicou Marques.

Ontem (18) a secretaria de saúde iniciou a aplicação da segunda dose de Coronavac para profissionais da linha de frente de combate à Covid-19 que receberam a primeira dose entre 21 e 22 de janeiro. Somente no primeiro dia foram aproximadamente 200 doses aplicadas no Centro de Convivência do Idoso, André Chamorro, no Jardim Água Boa, onde a segunda dose está sendo aplicada das 7h às 12h e das 13h às 17h.

Estão recebendo essa dose profissionais da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), Hospital da Vida e PAM (Pronto Atendimento Médico). A partir de amanhã recebem também a dose profissionais do Hospital Evangélico e da Cassems. Todas essas unidades são referência no atendimento a pacientes de Coronavírus em Dourados, junto do HU (Hospital Universitário) da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). Neste último, no entanto, os profissionais de saúde que precisam receber a segunda dose estão sendo vacinados na própria unidade.

“No HU eles já têm uma infraestrutura de sala de vacinação, então os profissionais são atendidos lá mesmo em parceria com a secretaria de saúde. Foi uma definição mais prática para otimizar o processo”, disse Marques.

O Dourados News questionou o secretário adjunto sobre uma estimativa de quando será possível concluir a vacinação dos profissionais da área da saúde e também dos grupos de idosos. Marques justificou que o município trabalha conforme a demanda de doses recebidas e que estaria apto a acelerar o processo de vacinação desde que recebesse lotes maiores. 

“Não é algo que depende de nós, hoje temos uma estrutura de atendimento para a vacinação que desde o cadastramento até a aplicação em si da dose, ao meu ver, está funcionando bem e aperfeiçoando o que precisa ser otimizado. Poderíamos vacinar mais, porém depende do quantitativo de doses que recebemos”.

Por fim o secretário acrescentou que atualmente o Núcleo de Imunização do município possui uma pequena ‘sobra’ de doses que estão sendo distribuídas em unidades de saúde conforme a demanda dos grupos prioritários. “Temos uma pequena sobra que vai atender o profissional de saúde ainda e temos outra pequena sobra para atender o idoso”, finalizou. 

CENTRAL DE AGENDAMENTO

Profissionais de saúde que se encaixam no perfil de prioridade de linha de frente da Covid-19, idosos acima de 90 anos (não acamados), acima de 80 (acamados) e de 88 a 89 (acamados ou não) podem fazer o agendamento para vacina nos telefones: (67) 9 8468-8098, 9 8468-8259, 9 8468-8399. 

Vacinação segue para profissionais de saúde e idosos, que são do primeiro grupo prioritário

Foto: Hedio Fazan/Dourados News
 

Comentários