INFORME PUBLICITÁRIO

Saúde do Homem: Novembro Azul não é somente sobre Câncer de Próstata

Foto: Reprodução Foto: Reprodução

A campanha “Novembro Azul” teve início na Austrália no ano 2000 e logo depois teve adesão no Brasil através do movimento “Lado a Lado Pela Vida” e várias outras instituições como Sociedade Brasileira de Urologia e Ministério da Saúde, como o mês dedicado à conscientização e prevenção do Câncer de Próstata.

Devido ao grande sucesso desde a sua criação, a campanha acabou ampliando sua abordagem e nos dias atuais, o mês de Novembro é dedicado a Saúde do Homem como um todo, não importando a idade. 

Como sabemos, o homem se importa menos com a própria saúde, quando comparados às mulheres. Isso tem certa “raiz” em nossa cultura e também de verdadeiros “tabus” e preconceitos.  

As meninas jovens costumam ir ao ginecologista desde a primeira menstruação e fazer exames preventivos anualmente. O homem costuma procurar assistência médica  quando algum sintoma se torna mais evidente. 

Foi pensando nisso, que a campanha deste mês de Novembro, quer mudar a cabeça de muitos homens. Então vamos falar aqui sobre as principais doenças que podem ocorrer no homem, com enfoque no Câncer de Próstata.


Câncer de Próstata

O Câncer de Próstata é o tumor maligno mais comum no homem (quando se exclui o câncer de pele). São diagnosticados quase 70 mil homens ao ano, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer  (INCA) e em 2019 foram aproximadamente 15 mil mortes pela doença. 

Colocar na base da imagem acima: Estimativa INCA 2020 - Distribuição proporcional dos dez tipos de câncer mais incidentes estimados para 2020 por sexo.

Hoje sabemos que os principais fatores de risco para desenvolver a doença são a idade (mais de 50 anos), obesidade e fatores genéticos. A melhor forma de prevenir é a adoção de um estilo de vida mais saudável, praticar atividade física, abandonar o tabagismo e diminuir o consumo de bebida alcoólica. Infelizmente ainda não existe qualquer medicação ou substância que comprovadamente previne o surgimento da doença.
Uma das ferramentas mais importante para aumentar as chances de cura e diagnosticar a doença em fases iniciais, é o rastreio da doença na população masculina. Daí vem algumas perguntas comuns.

Como isso é feito?
Através do exame do PSA, feito no sangue e do toque retal feito pelo médico.

O exame do toque é essencial? 
Sim! Sempre. E o motivo se deve pelo fato de que 1 em cada 10, homens com Câncer de Próstata vão ter o exame do PSA normal. Para se ter uma ideia, seriam quase 6 mil homens que ao ano com PSA normal e somente o toque alterado, com Câncer de Próstata. 

E quem deve fazer?
Todos os homens com mais de 50 anos de idade, sendo que em homens que têm histórico na família (pai, irmãos, tios...)  da doença ou homens da raça negra, essa rotina deve ser iniciada de forma mais precoce, aos 45 anos.

Disfunção Erétil

A disfunção erétil é caracterizada pela incapacidade de iniciar ou de manter uma ereção firme que possibilite a relação sexual através de penetração.
Ela pode ter várias causas, desde físicas a psicológicas. Alguns hábitos podem ajudar a prevenir esse problema.

Ter um sono regulado
Alimentação equilibrada
Controle no consumo de álcool
Não fumar
Praticar atividade física.

Ejaculação Precoce ou Ejaculação Rápida
Quando durante o ato sexual, o homem tem orgasmo e ejacula mais cedo do que gostaria, dá-se o nome de ejaculação precoce. Ela pode acontecer logo após a penetração ou mesmo antes dela acontecer.

É uma disfunção sexual muito comum e pode ser extremamente frustrante, tanto para o homem quanto para seu parceiro ou parceira. Quando ela ocorre de maneira corriqueira, a vida sexual pode se tornar desagradável. Entretanto, a ejaculação precoce é um problema que tem tratamento e pode ser corrigida.

O percentual de homens que, em algum momento das vidas, experimenta ejaculação precoce varia de 30% a 40%, podendo até ser maior, tendo em vista que devido à vergonha, homens podem não relatar este problema.

A American Urological Association (Associação Americana de Urologia), dá uma definição ampla de ejaculação precoce: Quando ela ocorre antes do desejado, sendo antes ou logo após a penetração, causando sofrimento a um ou ambos os parceiros. Note que não existe um "tempo" pré-definido, medido em segundos ou minutos. O termo "precoce" implica em dizer que ocorre antes do desejado.

De maneira geral, é importante notar que a #EjaculaçãoPrecoce não é uma doença, mas uma condição comportamental. Ela está muito relacionada à ansiedade. Além disso, existem algumas situações que podem predispor à ejaculação precoce. Existem diferentes opções de tratamentos, dependendo da causa. As opções incluem terapia comportamental, aconselhamento e medicações. Frequentemente, mais de uma abordagem de tratamento pode ser tentada ao mesmo tempo.


Dr. José Eduardo Feltrim

Olá pessoal. Se chegou até aqui é porque se interessou pelo assunto.
Sou José Eduardo Feltrim, médico urologista atendendo em Dourados-MS.
Segue um resumo do meu currículo: 
Formado em medicina pela Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná.
Residência Médica em Cirurgia Geral pelo Hospital da Cruz Vermelha de Curitiba.
Residência Médica em Urologia pelo Hospital da Cruz Vermelha de Curitiba.

O urologista é o responsável por tratamentos de doenças do sistema urinário (rins, ureteres, bexiga, uretra) feminino e masculino e também do sistema reprodutor e genital masculino (próstata, testículos, pênis), além de disfunções sexuais do homem. 
Realizamos tratamentos clínicos, cirúrgicos, de todas as idades e gêneros.

Me siga no instagram e facebook, dou várias dicas legais.
www.instagram.com/dr.jose.feltrim
www.facebook.com/joseeduardo.feltrim 

Para agendamentos de consultas:

Acesse o meu site: www.drjoseurologista.com
(67) 2107-7552
(67) 9.9920-7818

CRM-MS 11.733

RQE 6971

Comentários