COVID-19

Saúde instala dez leitos de UTI'S no Hospital da Vida de Dourados

Foto: Reprodução Foto: Reprodução

Parceria entre o Governo de Mato Grosso do Sul, Ministério da Saúde, Prefeitura de Dourados e iniciativa privada possibilitam a instalação de 10 novos leitos de UTI no Hospital da Vida de Dourados, para atendimento a pacientes graves da Covid-19. Os equipamentos já encontram-se na unidade hospitalar e serão montados ao longo da semana para serem ativados no próximo domingo, dia 18 de abril.

Para tanto, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) entregou, para a Prefeitura, 10 ventiladores pulmonares, 10 monitores multiparamétricos, 10 camas elétricas e 20 bombas de infusão. A ação é resultado de convênio assinado entre (SES) e a Prefeitura de Dourados, com equipamentos doados pela pelas SES, empresa JBS e também alguns repassados pelo Ministério da Saúde.

Com isso, o Hospital da Vida de Dourados passará, dos atuais 10 leitos, para 20 UTI’s Covid, além das 20 UTI’s Geral. Nos demais estabelecimentos hospitalares de Dourados a estrutura é de 10 UTI’s Geral no Hospital Evangélico; além 20 UTI’S Covid e 5 UTI’s Geral no Hospital Universitário da UFGD, totalizando 75 leitos de UTI, incluindo habilitados para Covid-19 e outras patologias.

Segundo o secretário estadual de Saúde Geraldo Resende o custeio dos novos leitos de UTI-Covid no Hospital da Vida serão feitos pelo governo do Estado e pela Prefeitura de Dourados, até que haja habilitação dos mesmos pelo Ministério da Saúde. Cada conveniado vai arcar com 50% dos custos até a publicação de Portaria pelo governo federal.

O secretário comemora a instalação dos novos leitos: “Essa conquista é resultado de grandes esforços que estamos fazendo por meio de parcerias, num momento em que a Covid recrudesce no país, no Estado, e na macrorregião de Dourados, com o aumento constante na taxa de ocupação hospitalar”.

Segundo Resende, além da escassez de vagas, cresce o número de óbitos. “É uma marca que muito nos entristece e que nos faz, além de buscar ampliar o atendimento em todas as regiões do Estado, a repetir exaustivamente o apelo à população para que obedeça as normas de higienização, distanciamento social e fim das aglomerações”.

 

Comentários