TRANSMISSÃO COMUNITÁRIA

“Se não fosse pelo drive-thru, estaríamos ‘cegos’ neste momento”, afirma médico

Os primeiros testes por drive-thru em Dourados foram feitos no dia 27 de abril - Crédito: Wender Carbonari/Dourados News/Arquivo Os primeiros testes por drive-thru em Dourados foram feitos no dia 27 de abril - Crédito: Wender Carbonari/Dourados News/Arquivo

A confirmação de transmissão comunitária em Dourados aumenta o medo de propagação do coronavírus (Covid-19), mas também evidencia a importância da ampliação de testagens no município. 

Durante entrevista coletiva ao vivo em rede social da prefeitura, o médico Ricardo do Carmo, representante do Governo do Estado no Comitê de Enfrentamento a Crise do Coronavírus de Dourados, foi enfático ao afirmar que, neste momento, “vidas estão sendo salvas”.  

Para além das preocupações geradas com a confirmação da situação de transmissão sem vínculo, assim já acontece em Campo Grande e em Três Lagoas, Ricardo destacou a importância do trabalho realizado na coleta de amostras para testes via drive-thru.   

“Se não fosse pelo drive-thru, como que estaríamos agora? Estaríamos ‘cegos’ neste momento. [...] Isso é um avanço da nossa Saúde. Vai salvar vidas por que estamos evitando um possível colapso do nosso sistema de saúde”, diz o médico membro do COE (Comitê Operativo de Emergência do Estado de Mato Grosso do Sul). 

Ainda durante a coletiva, Ricardo fez ponderações buscando tranquilizar a população, afirmando que não se trata de uma falta de controle da situação. 

Por outro lado, ele também reforçou a necessidade de apoio dos douradenses na adesão ao isolamento domiciliar, e as adequações às normas estabelecidas em decretos. 

“Podemos passar por isso de uma maneira muito controlada. Mas para isso temos que vivenciar o isolamento. Temos que ser flexíveis sim, mas com regras. Temos que pensar na economia, mas não esquecer da saúde”, disse Ricardo do Carmo em entrevista. 

 

Comentários