IMUNIZAÇÂO

Segundo etapa da vacinação contra influenza amplia público-alvo

Segunda etapa da vacinação contra a gripe Influenza terá início ainda nesta semana em Dourados - Crédito: A. Frota/Assecom Segunda etapa da vacinação contra a gripe Influenza terá início ainda nesta semana em Dourados - Crédito: A. Frota/Assecom

Iniciada em 23 de março, a 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza segue, de maneira escalonada e por grupos, conforme orientações do Ministério da Saúde e de acordo com a disponibilidade de doses, cujo reabastecimento é feito gradativamente ao longo do período destinado à vacinação dos grupos previamente elencados, seguindo cronograma logístico do próprio Ministério da Saúde.

A Campanha Nacional contra a Influenza se dará até o dia 22 de maio, por fases e grupos prioritários. A primeira fase, já encerrada, destinou-se à imunização de idosos a partir de 60 anos, trabalhadores da saúde e Bombeiros Militares. Conforme o Núcleo de Imunização, aqueles que ainda não se vacinaram devem procurar uma unidade de saúde.

A 2ª fase teve início no dia 16 de abril e é destinada à imunização de caminhoneiros e profissionais do transporte coletivo, povos indígenas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Em Dourados, a secretaria municipal de Saúde aguarda para esta quinta ou sexta-feira a chegada do lote de doses para retomar a vacinação.

Já a 3ª fase, destinada a crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, professores das escolas públicas e privadas, adultos de 55 a 59 anos de idade e pessoas com deficiência terá início no dia 9 de maio.

“Tão logo os estoques de vacinas pertinentes ao município de Dourados sejam entregues pelos órgãos (Ministério da Saúde, via Secretaria Estadual de Saúde), estas serão disponibilizadas às Unidades de Saúde, a fim de atendermos os grupos de forma ordeira e oportuna”, disse nesta quarta-feira (22) o gerente do Núcleo de Imunização, Edvan Marcelo Marques.

 

Comentários