Saúde

Servidores da UPA de Dourados usam proteção individual de plástico

De acordo com profissionais da saúde, esse tipo de material é inapropriado. Ele é frágil, rasga com facilidade e é desconfortável.

EPI utilizado por profissionais da saúde na UPA - Foto: reprodução/Facebook/Claudinei Moreira EPI utilizado por profissionais da saúde na UPA - Foto: reprodução/Facebook/Claudinei Moreira

Um funcionário da Unidade de Pronto Atendimento publicou uma foto em sua rede social na manhã desta segunda-feira (1°) mostrando o equipamento de proteção individual (EPI) que alguns servidores estão usando. De acordo com ele, o EPI disponibilizado pela Prefeitura de Dourados para a maioria dos profissionais da UPA é o mesmo material usado para fazer sacos de lixo. 

Segundo informações repassas para a reportagem da 94FM por profissionais da saúde do município, esse tipo de material é inapropriado. Ele é frágil, rasga com facilidade e é desconfortável. 

Os equipamentos são a única proteção que os profissionais que atuam no combate à pandemia do novo coronavírus têm para evitar a contaminação.

Na semana passada, a 94FM já havia recebido a informação de que não tem material adequado para trabalhar, falta medicamento e máscaras na UPA.

Além disso, o trabalhador questiona a administração municipal sobre os recursos enviados pelo governo federal, como suporte aos funcionários da saúde, e que há cinco anos os funcionários da Funsaud (Fundação de Serviços de Saúde de Dourados), que atende a UPA e Hospital da Vida, estão sem ajustes salariais.

Ele relata ainda que, para os enfermeiros, é pago um salário mínimo aos profissionais e, parte das outras categorias, está sem receber depósitos do de FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) exercício de 2017/2018. 

 

 

Casos confirmados em Dourados

Dourados tem atualmente 279 casos confirmados de Covid-19, com óbito registrado. 

Comentários