SAÚDE & BEM - ESTAR

Unimed Dourados cede equipe para a coleta de exames no Corpo de Bombeiros

Médico Diógenes José de Carvalho com equipe que a Unimed Dourados contratou e capacitou para atuar na coleta de materiais para os testes de Covid-19 - Crédito: Foto:Divulgação Médico Diógenes José de Carvalho com equipe que a Unimed Dourados contratou e capacitou para atuar na coleta de materiais para os testes de Covid-19 - Crédito: Foto:Divulgação

A Unimed Dourados contratou, capacitou e colocou à disposição gratuita da Secretaria de Estado de Saúde uma equipe multiprofissional para coleta dos materiais para exame de Covid-19 em Dourados. A medida foi adotada depois que a Cooperativa de Trabalho Médico recebeu pedido de ajuda da Secretaria Estadual com relato que havia kits disponíveis para coleta e exames, mas estava faltando profissionais para as coletas que estão sendo feitas diariamente no Corpo de Bombeiros de Dourados. “A atuação social é um dos princípios do cooperativismo e com essa iniciativa, a Unimed Dourados cumpre mais uma vez seu papel perante a sociedade”, destaca o médico Jamal Nasser Haddad, presidente da Unimed Dourados.

A equipe também recebeu uniformes especiais e equipamentos de proteção individual para atuar em segurança na coleta de material para exames de Covid-19. “A Unimed Dourados está sempre pronta para servir à sociedade e dará pronta resposta toda vez que for procurada pelos gestores com algum pedido de ajuda de recurso humano nesse momento de crise”, enfatiza Jamal Haddad. “Fomos procurados pela Secretaria Estadual de Saúde na quarta-feira da semana passada, imediatamente iniciamos a contratação dos profissionais, capacitamos, equipamos e no sábado eles já estavam atuando”, relata. 

Em outra frente, a Unimed Dourados também investiu na capacitação dos seus colaboradores para fazer frente à pandemia de Covid-19 e capacitou os médicos cooperados para que eles pudessem atuar com mais tranquilidade no atendimento aos beneficiários do plano de saúde.

“Tenho convicção que os médicos de Dourados, bem como os demais profissionais de saúde, não deixam a desejar a nenhum outro centro de medicina quando o assunto é diagnóstico e tratamento desse vírus”, enfatiza Jamal Haddad. “Basta analisar o volume de pessoas que já estão recuperadas e o baixo índice de letalidade até o momento em nossa cidade”, completa o presidente da Unimed Dourados. 

O médico Diógenes José de Carvalho, coordenador do Projeto Cuidar de Você na Pandemia, um ambulatório da Unimed Dourados instalado na Rua Hayel Bon Faker, número 3.735, quase em frente ao Samu voltado para atendimento aos pacientes com sintomas de Síndrome Gripal, analisa que os médicos e demais profissionais da área de saúde que são contaminados pelo novo Coronavírus estão em franca recuperação. “Tivemos cerca de 10 médicos contaminados pela Covid-19 e a maioria já está em casa, concluindo a recuperação”, comenta. 

Preocupada com a imagem dos médicos, a Unimed Dourados criou a campanha “Cuidar de Quem Cuida de Você”, uma iniciativa que vai ao encontro do slogan da cooperativa, que é “Cuidar de Você. Esse é o Plano”. A medida visa leva apoio aos profissionais que estão na linha de frente de combate ao Covid-19, mas que estão sofrendo em razão do contato direto e diário com pacientes que testaram positivo. 

Para o presidente da Unimed Dourados, não pode haver uma inversão de valores. “A maioria absoluta dos médicos e demais profissionais da saúde que foram contaminados pelo novo Coronavírus nem precisava estar trabalhando, por pertencerem ao grupo de risco em razão da idade, mas preferiram se doar, ficar ao lado dos pacientes, cumprir o juramento que fizeram, e devem ser parabenizados por essa postura”, pontua Jamal Haddad. 

O médico Diógenes José de Carvalho alerta que espalhar notícias falsas sobre a saúde desses profissionais, além de ser crime, em nada contribui para o combate à pandemia. “As pessoas ficam amedrontadas quando ficam sabendo que esse ou aquele médico foi internado para tratamento de saúde em razão do Covid, quando, na verdade, deveriam se solidarizar e torcer para que o desfecho seja o melhor possível”, analisa. “A curiosidade das pessoas não pode ser transformada em uma nova pandemia, sobretudo quando isso acaba gerando prejuízo emocional aos profissionais que estão na linha de frente de combate ao vírus”, finaliza Diógenes. 

Comentários