Tecnologia e Ciência

A Contribuição da Psicopedagogia na Dificuldade de Aprendizagem

Foto: Reprodução Foto: Reprodução

A Psicopedagoga, especialista em Neuropsicologia Luciane Sperafico explica um pouco mais sobre qual é a contribuição do Psicopedagogo na Aprendizagem escolar.


A Psicopedagogia é uma ciência que tem interesse no processo de construção do conhecimento e suas dificuldades. Dessa forma, o objeto central do Psicopedagogo é o processo de Aprendizagem humana, seus padrões evolutivos normais e patológicos, bem como a influência do meio (família, escola, sociedade) no seu desenvolvimento. O Psicopedagogo poderá atuar em escolas e empresas (psicopedagogia institucional), na clínica (psicopedagogia clínica).


No processo Diagnóstico, os profissionais devem obter todos os dados necessários para compreender o significado, a causação e a modalidade da perturbação que em cada caso motiva a demanda assistencial. Assim, o profissional, ao se deparar com uma queixa de aprendizagem, deve preocupar-se com os aspectos cognitivos e comportamentais que envolvem a queixa principal. 


Deve compreender como o indivíduo é visto e integrado nos ambientes familiar, social, escolar e pessoal e em seus processos de aprendizagem informal e formal.  O objetivo do Diagnóstico Psicopedagógico deve ser o de conhecer o indivíduo, suas falhas e forças no que se refere à aprendizagem. Isso inclui o domínio e o conhecimento de diversos campos de conhecimento num processo centrado no indivíduo nos seus aspectos emocionais, cognitivos e ambientais.


A Psicopedagogia trabalha e estuda a Aprendizagem, o sujeito que aprende aquilo que ele está apontando como a escola em seu conteúdo sociocultural. É uma área das Ciências Humanas que se dedica ao estudo dos processos de aprendizagem. Podemos hoje afirmar que a Psicopedagogia é um espaço transdisciplinar, pois se constitui a partir de uma nova compreensão acerca da complexidade dos processos de aprendizagem e, dentro desta perspectiva, das suas deficiências.

Um bom profissional deve ser capaz de selecionar os testes adequados a cada criança, adolescente ou adulto. Deve também verificar aspectos pedagógicos (escola, material didático, modalidade de ensino, vínculo com o professor) que poderiam definir uma dificuldade de aprendizagem decorrente de questões ambientais e não propriamente um distúrbio de aprendizagem.            

Independentemente da testagem utilizada, cabe ao Psicopedagogo verificar e definir se há questões de ordem emocional ou cognitiva como causa dos distúrbios de aprendizagem, bem como a existência de patologias primárias associadas ao caso e os aspectos linguísticos e cognitivos que impediriam o processo de ensino-aprendizagem, seja ele formal ou informal. Da mesma forma o profissional deve ser capaz de definir se existe deseqüilíbrios entre ensinante e aprendente e entre metodologias de ensino e de aprendizagem.  

Entendendo a Dificuldade de Aprendizagem: significa um distúrbio em um ou mais dos processos psicológicos básicos envolvidos no entendimento ou no uso da linguagem, falada ou escrita, que pode se manifestar em uma aptidão imperfeita para ouvir, pensar, falar, ler, escrever, soletrar ou realizar cálculos matemáticos.


Entendendo o Papel do Psicopedagogo no Atendimento Clínico:

O Psicopedagogo procura conhecer aquilo que impede o aluno de aprender e busca entender as influências emocionais e afetivas, que podem lhe favorecer ou desfavorecer. O Psicopedagogo irá investigar e promover mudanças nos processos cognitivos, emocionais e pedagógicos que possam interferir no processo de aprendizagem, sempre buscando solucionar suas Dificuldades.

Quando devo procurar um Psicopedagogo? 

Fique Atento! quando a criança / adolescente apresentar os seguintes sinais: 

•    Problemas de articulação da fala;
•    Aquisição lenta de vocabulário;
•    Falta de interesse em ouvir histórias;
•    Dificuldade de seguir rotinas;
•    Hiperatividade;
•    Dificuldade de adaptação na escola;
•    Inversão de letras, sílabas ou palavras;
•    Adição ou emissão de sons;
•    Leitura e escrita lenta para a idade;
•    Letra ilegível;
•    Desorganização geral devido a desorientação espacial;
•    Falta de concentração;
•    Problemas com atenção e memória;
•    Notas baixas;
•    Atraso na entrega de trabalhos escolares;
•    Repetência ou retenção;
•    Desmotivação e falta de interesse nos estudos;
•    Dificuldade de raciocínio lógico.

A Psicopedagogia proporciona, pois é a área que estuda e lida com o processo da aprendizagem e com os problemas dele decorrentes. Sua nova visão vem sendo apresentada pela Psicopedagogia e vem ganhando espaço nos meios educacionais brasileiros, despertando o interesse dos profissionais que atuam nas escolas e buscam subsídios para sua prática.   
O Psicopedagogo poderá ajudá-la a encontrar as melhores ferramentas e estratégias, organizando, assim, o seu modelo de aprendizagem.
Caso identifique que alguém precise de uma psicopedagoga, a Clínica CENAIPP está à disposição para fazer uma avaliação diagnóstica e proceder às orientações pertinentes.
Este profissional poderá ajudar a encontrar as melhores ferramentas e estratégias, organizando, assim, o modelo de Aprendizagem mais adequado.

CENTRO DE ATENDIMENTO E INTERVENÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA, PSICODIAGNÓSTICO/PSICOLOGIA /NEUROPSICOLOGIA /COACH VOCACIONAL & CARREIRA/ HIPNOTERAPIA CLÍNICA
Os contatos: (67)999548716 / (67)34210550
Rua Ciro Melo, 2280 Centro- Dourados/MS
Facebook- Cenaipp


“Sobre a Profissional- LUCIANE SPERAFICO”
* Psicopedagoga 
*Mestra em Psicologia
* Psicanalista
* Hipnoterapeuta
* Pedagoga 
* Neuropedagoga
* Especialista Em Neuropsicologia 
* Formação Em Habilitação e Reabilitação Neuropsicológica “Luriana”
* Especialista Em Educação Especial com ênfase em Autismo
* Especialista Em Psicoterapia Cognitivo Comportamental 
* Screener da Síndrome de Irlen
*Analista Comportamental DISC pela SLAC
* Coach de Carreira &Coach Vocacional
*Facilitadora da metodologia LEGO SERIOUS PLAY e POINTS OF YOU
*Tutora Cogmed- Treinamento de Memória Operacional 
*Formação em Psicologia Positiva 
* Formação Em Terapia do Esquema
*Atualização em Mindfulness  

Comentários