Tecnologia e Ciência

Jovem brasileira detecta 46 asteróides e recebe reconhecimento da Nasa

Geovana Sousa descobriu os novos asteroides em projeto da Nasa — Foto: Arquivo pessoal Geovana Sousa descobriu os novos asteroides em projeto da Nasa — Foto: Arquivo pessoal

A estudante de 21 anos Geovana Sousa detectou 46 novos asteroides ao participar de um projeto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações em parceria com a Agência Espacial Norte-americana, a Nasa.  

A aluna do 1º período do curso de física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará recebeu uma certificação de reconhecimento da Nasa pelo feito alcançado.  

Segundo informações do G1,  a paixão pela astronomia começou ainda na infância, quando a pequena Geovana chegava a passar cerca de 15 minutos por noite tentando observar os planetas na imensidão do céu. 

Geovana é natural de Manaus e decidiu ir para o Ceará por encontrar no IFCE um leque maior de oportunidade para conseguir concretizar o sonho de se tornar uma pesquisadora do espaço. "A oportunidade aqui para minha área é sensacional. A ciência e a astronomia aqui são muito valorizadas. Então usei a nota do Sisu para conseguir estudar aqui, está sendo uma experiência maravilhosa para mim", relata.

A jovem cientista em formação, disse que assim que receber a resposta da Nasa sobre os astros detectados, vai batizar os asteróides recém descobertos com os nomes dos familiares como forma de homenagem.

O projeto Caça Asteroides tem o objetivo de alcançar os cientistas cidadãos em escolas, instituições, clubes de ciências e astrônomos amadores. Foram liberadas mais de 17.500 pacotes de imagens que são analisadas pelas equipes inscritas através do software Astrometrica para identificação e envio de relatórios dos possíveis asteroides ou objetos próximos a Terra (NEOs).

Comentários