CUIDADOS

5 dicas para cuidar dos cabelos no inverno

© spukkato/iStock 5 dicas para cuidar dos cabelos no inverno © spukkato/iStock 5 dicas para cuidar dos cabelos no inverno

A temperatura caiu, e os cuidados com os cabelos no inverno precisam ser redobrados. Além de aproveitar o friozinho dessa estação que passa tão rápido no Brasil, é preciso dar atenção especial aos fios.

Você já deve ter escutado aquela famosa frase: “Evite lavar os cabelos com água muito quente”. O dermatologista Vinícius Novaes explica que “devido à queda da temperatura, normalmente toma-se banhos mais quentes e demorados. Assim, a água quente retira os lipídios essenciais (o óleo do couro cabeludo), que tem função de proteção e lubrificação dos fios”.

Segundo Dr. Vinícius, lavar os cabelos no inverno, ou em qualquer estação, com água quente não é recomendado, pois facilita a quebra dos fios, o aparecimento de pontas duplas e o ressecamento do cabelo.

Em alguns casos, pode ocorrer também um fator de compensação. Ou seja, “o organismo entende que como foi retirado os lipídios de lubrificação, o couro cabeludo está necessitando repô-los, com isso produz em excesso podendo deixar o cabelo com muita oleosidade e seborreia (caspa)”.

Para te ajudar a tratar as madeixas da forma adequada e manter a saúde e a aparência dos cabelos saudáveis durante a época mais fria do ano, o dermatologista Vinícius Novaes separou 5 segredinhos para você. Aproveite e confira também nossas dicas de cuidados com a pele e perda de peso no inverno.

Dicas para cuidar dos cabelos no inverno

1. Fique atento à temperatura da água

Um banho quente e relaxante no inverno é sem dúvidas uma ótima opção! Mas a temperatura da água torna-se um perigo quando o assunto é cabelo.

Durante o frio o aconselhado é o banho com água morna para não desidratar os fios, aumentando a queda e a descamação do couro cabeludo.

2. Hidratação é a palavra de ordem

Fazer a hidratação dos fios é de extrema importância para manter a beleza dos cabelos independentemente da estação, mas no inverno é imprescindível. Segundo Dr. Vinícius, é importante utilizar o shampoo e o condicionador ideal para o seu tipo de cabelo; isso ajuda bastante.

O primeiro passo é realizar a limpeza profunda dos fios. Para isso, recomenda-se o uso de shampoo que contenha o mínimo de resíduos possível, normalmente os produtos incolores. Após a limpeza é preciso hidratar com condicionador, que deverá ser utilizado em pouca quantidade e somente nas pontas dos fios.

3. Cuidado com o secador

Uma mão na roda para muita gente, o secador precisa ser utilizado com precaução. O motivo é que o ar quente lançado pelo aparelho danifica a haste dos fios e acaba enfraquecendo-os.

Para que isso não aconteça, os profissionais recomendam a aplicação de um protetor térmico ou um reparador de pontas para proteger os fios do vapor quente. Assim, será possível manter o seu cabelo forte e saudável.

4. Evite dormir com os cabelos molhados

Com certeza esta é uma das dicas que todos os pais passam para seus filhos. De geração em geração, quem é que nunca ouviu um “não durma de cabelo molhado” na vida?

Segundo o dermatologista Vinícius Novaes, “não se deve dormir com os cabelos molhados, porque enfraquece os fios e pode facilitar o surgimento de fungos e bactérias, causando a queda”.

5. Lavagens na frequência certa

O ideal é fazer a higiene dos fios em dias alternados. Passar mais de dois dias sem lavar os cabelos pode causar excesso de oleosidade e favorecer a queda. Se você pratica esportes, é preciso lavar as madeixas todos os dias com produtos leves.

Comentários