Variedades

Banqueta: dicas profissionais para escolher o melhor modelo para sua casa

Segundo Bianca Tedesco e Viviane Sakumoto, a altura e quantidade ideal de banquetas deve ser escolhida de acordo com o tamanho da bancada que ela atende. - Crédito: Reprodução/MSN/Luís Gomes Segundo Bianca Tedesco e Viviane Sakumoto, a altura e quantidade ideal de banquetas deve ser escolhida de acordo com o tamanho da bancada que ela atende. - Crédito: Reprodução/MSN/Luís Gomes

Slim, bela e versátil, a banqueta é uma ótima pedida para todo tipo de decoração.

“A banqueta é vista com mais frequência nas cozinhas ou cantinhos do bar, mas pode facilmente aparecer em varandas gourmet ou até áreas externas”, dizem as arquitetas Bianca Tedesco e Viviane Sakumoto, a frente do escritório Tesak Arquitetura.

Segundo a dupla, a escolha da banqueta ideal deve levar em conta, em um primeiro momento, a frequência de uso. “Banquetas com encosto são mais confortáveis, por exemplo, sendo a opção ideal para maior permanência”, explicam.

A altura da bancada de apoio que as recebe também é determinante para que se escolha uma peça que fique proporcional e, claro, confortável. “Uma dica simples para acertar na altura é pensar que o assento de uma banqueta deve estar sempre 25 cm mais baixo do que a bancada”, indicam as profissionais da Tesak Arquitetura.

O tamanho da bancada também indica a quantidade de banquetas necessária. “Para que uma pessoa se sente confortavelmente, devemos considerar um espaço de 60 cm, com uma distância minima de 25 cm entre uma banqueta e outra”, complementam.

Com as medidas em mente, é possível se aventurar para o design da banqueta, que pode ser encontrada em diversos materiais – como a madeira, o inox e fibras. “O tipo de material depende da decoração do ambiente e da frequência do uso.

Se as banquetas forem para uma cozinha, onde o uso será constante, vale optar por materiais fáceis de limpar, como o couro sintético, palhinha, tecidos impermeáveis, inox ou madeira”, indicam. Se forem utilizadas em uma decoração mais casual, como em uma casa litorânea ou em áreas externas cobertas, uma boa pedida é a fibra ou corda naútica, juntamente com inox ou madeiras que tenham maior resistência a umidade.

“Áreas externas descobertas pedem por um cuidado especial, sempre com materiais próprios para espaços abertos”, alertam.

Por fim, as cores das banquetas devem ser escolhidas de acordo com o estilo do projeto. “Tons neutros e sóbrios compõe muito bem em uma decoração mais casual, clássica e até mais rústica”, indicam Bianca Tedesco e Viviane Sakumoto.

Cores e estampas, por sua vez, pedem um decor mais despojada e são perfeitas para áreas externas e casas de veraneio. “Ousamos mais nesses projetos porque são locais visitados esporadicamente, então as cores não se tornam cansativas”, finalizam.

Comentários