SAMPA

Confira um pequeno roteiro para conhecer o Mercado Municipal de São Paulo

Foto: Reprodução Foto: Reprodução

A maior cidade brasileira compleste neste mês, dia 25, aniversário e o Mercadão Municipal de São Paulo completa 86 anos. O prédio que é um dos ícones do centro da 'Terra da garoa', apresenta fachada neoclássica, colunas gregas e vitrais que chamam a atenção por permitir a entrada de muita luz natural e mostrar imagens que retratam a vida dos colonos.

De acordo com o portal Gosto, hoje o Mercado ocupa 12.600 metros quadrados, possui dois andares, conta com aproximadamente 1500 funcionários, 290 boxes (barracas) e recebe semanalmente cerca 50 mil pessoas. Números bem altos, não é mesmo?

Lá você encontrará frutas exóticas, provará queijos desconhecidos, azeitonas chilenas, peixes frescos, temperos e degustará alguns de seus clássicos lanches, como o sanduíche de mortadela e o pastel de bacalhau! Acho impressionante como o mundo inteiro parece se reunir e se espremer entre os boxes do Mercadão, que reúne sabores e aromas variadíssimos.

Queijos Roni

Uma das estrelas do mercadão, esta barraca de imigrantes italianos oferece diversos tipos de queijos, produzidos pela família desde 1889. Experimente a ricota de cremosidade ímpar e o inusitado queijo cacciocavallo, cujo sabor transita entre uma muçarela e um provolone. Não deixe de levar para a casa a manteiga Roni, vencedora de vários prêmios. Ela é leve, cremosa e faz qualquer receita brilhar mais!

Empório Chiappetta

Considero esta a banca mais sofisticada do Mercado Municipal de São Paulo, também fundada por italianos e com mais de um século de tradição. O Empório Chiappetta oferece todas as delícias de um empório, como frutas secas, castanhas, embutidos, azeites, azeitonas e temperos diversos. Um lugar perfeito para encher a despensa de casa. Seus pratos nunca mais serão os mesmos depois destes temperos.

Casa da Moça

Trata-se de uma barraca coloridíssima, lindamente montada com frutas tradicionais e exóticas. Você vai encontrar os maiores morangos vermelhos da sua vida, vai poder provar duas qualidades de pitaya (fruta típica da China) e conhecer cinco tipos de lichias! Ah, não esqueça de experimentar as tâmaras, extremamente doces e quase do tamanho da palma da mão, são divinas!

Jamoneira Santa Thereza

Se você gosta de embutidos espanhóis, como o presunto pata negra, esta barraca é para você! Aqui, o proprietário é o Sr. Francisco. Ele oferece fatias finas da iguaria para os visitantes que derretem na boca, extremamente saborosas! É, com certeza, um dos melhores da cidade.

Bar do Mané

Agora, com as compras feitas, é hora de lutar por um lugarzinho para comer. No andar térreo, come-se em pé, mas se você busca mais conforto, o mezanino oferece mesas e cadeiras – mas atenção, as filas são bastante concorridas e podem ser bem demoradas aos fins de semana.

O Bar do Mané é um clássico do mercadão. Fundado por dois irmãos padeiros, começou a vender lanches em 1933. Graças a um cliente assíduo, que sempre pedia mais recheio em seu lanche, o bar resolveu incluir o super sanduíche em seu cardápio e acabou virando febre entre os visitantes e conhecidos. Hoje, o lanche tradicional tem em média 350 g de mortadela Ceratti fatiada e é montado na hora. “O pão serve só para não sujar os dedos”, brinca Marco, um dos proprietários.

Comentários