micropigmentação

Micropigmentação: especialista esclarece 10 mitos e verdades

A micropigmentação é um procedimento definitivo? Preciso fazer design de sobrancelhas depois? A micropigmentadora Fatima Bahia responde a essas e mais questões

A duração da micropigmentação é de seis meses a um ano (Foto: Thinkstock) A duração da micropigmentação é de seis meses a um ano (Foto: Thinkstock)

A micropigmentação se tornou uma verdadeira febre e tem ganhado cada vez mais adeptas, mas ainda há muitas dúvidas procedimento estético. Por isso, consultamos a micropigmentadora Fatima Bahia, sócia da FR Microcenter, para esclarecer os principais mitos e verdades sobre a micro.

1. A micropigmentação é um procedimento definitivo.
MITO. De acordo com Fatima Bahia, é temporário, pois a penetração do pigmento é feita em uma camada mais superficial da pele, o que faz a coloração se perder com o tempo.  A duração é de seis meses a um ano, com retoque cerca de 40 dias após a sessão.

2. O procedimento pode ser feito até por pessoas que não tem pelo algum.
VERDADE. “A micropigmentação é indicada para quem tem falhas ou para quem não tem nenhum pelo, pois o reconstitui perfeitamente em formato e espessura”, afirma Fatima.

3. O resultado da micropigmentação varia de acordo com as características de cada pessoa.
VERDADE. De acordo com a especialista, não é indicado que a cliente leve a foto da sobrancelha dos seus sonhos, pois isso varia de acordo com a musculatura, formato de rosto e o formato natural de cada sobrancelha. “A sobrancelha da Isis Valverde, por exemplo, nem sempre ficará perfeita para outras mulheres. Não existe uma sobrancelha ideal, existe o melhor formato para você”.

4. Não existem cuidados específicos pós micropigmentação.
MITO. Existem diversos cuidados no pós, como ficar cinco dias sem piscina, mar, sol e exercício físico. “Indico que não use ácidos, clareador de manchas ou faça peelings no local”.

5. O design de sobrancelhas continua sendo feito normalmente após a micro.
VERDADE. A limpeza dos pelos deve continuar sendo feita da mesma forma, mensalmente ou quando for mais conveniente a cliente.

6. Inicialmente, a sobrancelha ficará mais escura do que o normal.
VERDADE. Aproximadamente nos trinta dias seguidos a coloração da sobrancelha ficará um pouco mais escura do que o resultado final.

7. Não há contraindicações para a micropigmentação.
MITO. O procedimento não é indicado para pessoas com doenças específicas na derme, como vitiligo; gestantes; pessoas em quimioterapia; e até quem esteja realizando um tratamento agressivo para cútis, como peelings.

8. A idade mínima para o procedimento é 18 anos.
VERDADE. “Fazemos o procedimento em clientes a partir dos 18 anos. E não tem idade máxima, já que atendo mulheres de até 90 anos”, comenta a especialista.

9. É possível visualizar como ficará o resultado antes da sessão.
VERDADE. “Uma forma de deixarmos as clientes principiantes mais tranquilas é desenhar com maquiagem na sobrancelha como ficará o resultado. Sempre dá certo. É bom para elas notarem como será a aparência das sobrancelhas nos primeiros dias, que ficam mais escuras."

10. O procedimento é indicado apenas para mulheres.
MITO. A micropigmentação é indicada para homens com falhas nos pelos,ou inclusive sem pelo algum na região. “Não substitui a tintura para fios brancos, é claro, mas temos resultado efetivo para rejuvenescimento, pois harmoniza o rosto e embeleza”.

Comentários