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Porsche 959 batido é leiloado por quase R$ 2 milhões

Com 450 cv de potência, uma das 294 unidades fabricadas do rival da Ferrari F40 foi apresentada em Monterey, nos EUA

Modelo batido é uma das 294 unidades produzidas (Mecum Auctions/Divulgação) Modelo batido é uma das 294 unidades produzidas (Mecum Auctions/Divulgação)

Modelo batido é uma das 294 unidades produzidas (Mecum Auctions/Divulgação)

Não é difícil encontrar sucatas à venda em leilões, mas quando você acha que valeria um raro Porsche 959 Komfort batido? Para a leiloeira Mecum Auctions, pelo menos US$ 450.000 (cerca de R$ 1.830.000 em conversão direta).

Aviso: não dá para dirigir o carro com essas rodinhas de carrinho de supermercado (Mecum Auctions/Divulgação)

Com apenas 5.885 km marcados no hodômetro, trata-se uma das 294 unidades fabricadas pela marca alemã – e que, em boas condições, chegou a ultrapassar a barreira de US$ 1 milhão (mais de R$ 4 milhões) no exterior.

Uma unidade em boas condições pode superar os R$ 4 milhões em leilão (Mecum Auctions/Divulgação)

E não é que a (quase) sucata conseguiu um comprador durante os leilões em Monterey, nos EUA? Na verdade, o lance superou até a previsão da empresa: o superesportivo feito em 1987 foi arrematado por US$ 467.000 (quase R$ 1.899.000).

Modelo foi capaz de andar durante a apresentação da venda (Mecum Auctions/Divulgação)

Apesar do estado da carroceria — e de faltar uma das rodas dianteiras —, o Porsche 959 é capaz de andar e o motor parece estar em condições de funcionamento. Na época do lançamento, em 1986, foi o modelo de rua mais rápido do mundo.

Cabine se manteve intacta após a colisão (Mecum Auctions/Divulgação)

Criado para competir no Grupo B de rali de velocidade, que só permitia veículos homologados em produção, o superesportivo tinha motor de seis cilindros opostos 2.8 com biturbo com 450 cv, câmbio manual de seis marchas e tração integral.

Não bastasse ser o primeiro Porsche com tração nas quatro rodas, esse modelo também marcou época por ter suspensão adaptativa, cabeço refrigerado a água (enquanto o tradicional motor se mantinha a ar) e carroceria com kevlar.

Não por acaso, ele dividia os holofotes dos anos 1980 com outro todo-poderoso: a Ferrari F40, capaz de chegar aos 100 km/h em 4,8 s nos testes de QUATRO RODAS. E quanto ao modelo da Porsche? Declarados 3,6 s até os 96 km/h.

Motor de seis cilindros tem 450 cv de potência (Mecum Auctions/Divulgação)

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