VOCÊ SABE?

Que atitudes podem nos ajudar a encontrar a felicidade?

Foto: Reprodução Foto: Reprodução

Você já experimentou sorrir mesmo quando está sem vontade? Ou sempre que pode se permite ficar triste? Se você pratica esses hábitos, está no caminho certo para ser feliz. O Bem Estar aproveitou a passagem do professor Tal Ben Sahar, da universidade americana de Harvard, pelo Brasil, para saber quais atitudes podem nos ajudar a encontrar a felicidade.

O professor criou um curso de felicidade baseado na psicologia positiva – uma ciência que testa o que funciona de fato para a gente se sentir melhor.

A primeira dica para ser feliz é se dar permissão para ser humano. Isso significa, é claro, ficar triste de vez em quando. “Primeiro precisamos experimentar todo o hall das emoções humanas. Por isso, se a gente rejeita a ansiedade, tristeza, medo, podemos nos tornar mais ansiosos, mais tristes, mais medrosos e mais infelizes”, diz.

Mesmo se você não estiver com vontade, sorrir pode te ajudar a se recuperar mais rápido de uma tristeza, por exemplo. “Há muitas pesquisas que lidam com o que é chamado de Hipótese do Feedback Facial. Elas mostram que quando a gente sorri, estamos liberando substâncias químicas no corpo que efetivamente contribuem para a nossa felicidade”.

“O oposto também é verdade. Quando a gente fica sério, de mau humor, outras substâncias químicas, com efeito contrário, são liberadas. E isso é contagioso. Se você sorri, eu também fico mais propenso a sorrir e se você sorri, mesmo que eu não esteja sorrindo, eu também libero substâncias químicas no meu cérebro”.

Isso funciona porque as relações são fundamentais para a nossa felicidade. “O maior indicador de felicidade é o tempo que a gente passa com as pessoas que são importantes para a gente, que se importam com a gente. Nos tornamos pessoas melhores quando passamos mais tempo com outras pessoas”.

Os elogios também funcionam. E muito! “As pessoas que recebem os elogios se sentem melhor. Mas o mais interessante é que as pessoas que estão fazendo o elogio também se sentem melhor. A coisa mais interessante sobre os elogios é que eles são contagiantes. Ou seja, em outras palavras, quando a gente vê alguém elogiando alguém, a gente também fica mais propenso a elogiar outras pessoas. Então, você pode fazer do mundo um lugar melhor, com essa atitude super simples”.

Comentários