Artigos

Pesquisa afirma que metade dos infiéis não temem que o parceiro saiba

Assim que o caso de adultério é descoberto, o outro, quase sempre, busca pelo perdão e reconciliação, mas nem todo mundo consegue.

Foto: Divulgação Foto: Divulgação

A infidelidade está mais comum do que nunca. Mas, já pensou em se sentir feliz traindo alguém? É o que revela pesquisa feita por uma rede social. 

Apesar da frequência com que vemos casos de traição, tanto no Brasil quanto no mundo todo - e ser até normal ter mais de um cônjuge em outras culturas -, ninguém lida bem quando descobre que está sendo traído ou quando o outro fica sabendo que você trai.

Mas, alguns dados revelam que as pessoas podem estar levando a traição como algo mais normal do que podemos imaginar. O site, Meu Rubi, fez uma pesquisa com mais de mil usuários e revelou que 45% das mulheres e 42% dos homens não têm medo que o parceiro descubra sua relação extraconjugal. 

Quer mais? 51% das pessoas afirma que não largaria o relacionamento extra mesmo se fosse descoberto. 

Mas os dados podem fazer mais sentido ao analisar que 29% delas afirmam ser mais felizes com o amante do que dentro do matrimônio ou namoro. 

Quais motivos levam a uma traição?

É comum que a relação fique desgastada após alguns anos. A maioria das pessoas fica desleixado com o parceiro e suas vontades. Esse é o motivo que leva 34% das mulheres e 30% dos homens a se divertirem mais traindo do que em seus próprios relacionamentos. 

Os maiores motivos delas ainda seriam o aumento à autoestima, com 20% e eles, com 28%, procuram sentir a emoção de estar com outra pessoa de forma “proibida”.

O farmacêutico José, 36, é um dos homens que tornou-se mais feliz após ter um caso. “Eu amo minha esposa, você pode dizer que esse é o papo de todo homem que trai. Mas nossa relação ficou mais harmoniosa. Quase não há mais brigas”, conta. Ele acredita que isso acontece por estar mais realizado e satisfeito. 

É preciso saber que há consequências.

Apesar de mais da metade das pessoas questionadas afirmar que não temem uma descoberta e que continuariam tendo o caso, na prática é diferente. Assim que o caso de adultério é descoberto, o outro, quase sempre, busca pelo perdão e reconciliação, mas nem todo mundo consegue. 

Carina, 46, que fora casada e bem resolvida desde os 21 anos de idade, não conseguiu perdoar o parceiro após descobrir sua segunda relação. “A gente tenta porque é muito tempo juntos, né? Mas a confiança vai embora. Por mais que eu quisesse conseguir, me toquei que sem confiança a relação não é nada.” 

Entretanto, há casais que resolvem a relação após um episódio desses. Às vezes, não nos damos conta de que é preciso uma terapia de casal e tudo poderia ser resolvido mais facilmente. Relações desgastam depois de anos e a maioria das pessoas não aceita, até que algo pior as façam aprender. 

Como fica o outro?

Não importa os motivos que o levaram a trair ou a felicidade que o infiel possa estar sentindo enquanto trai, é preciso saber pensar na outra pessoa. A pessoa que trai, geralmente, não pensa diretamente nas consequências e nem em quem está sendo traído, mas sim no momento. 

É preciso entender que uma traição, dependendo da outra pessoa e da relação que vocês mantêm, pode deixar danos psicológicos sérios. Apesar de parte da sociedade normalizar essa atitude, a maioria das pessoas ainda não consegue lidar e nem perdoar para continuar a vida a dois. 

Comentários