Empreendedorismo

Cidade Empreendedora atende mais de 22 mil empresas em MS entre março e novembro

Foto: Divulgação Foto: Divulgação

O programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae/MS em parceria com prefeituras de 22 municípios de Mato Grosso do Sul, visitou, através de agentes capacitados entre os meses de março a novembro, mais de 22 mil pequenos negócios em todo o Estado, fortalecendo e desempenhando papel importante no processo de retomada econômica desses estabelecimentos. 

Além disso, aproximadamente 1.700 empreendedores receberam atendimento de consultoria em biossegurança, através de parceria com o Sesi (Serviço Social da Indústria), para que as empresas pudessem adotar as medidas exigidas e permanecerem com as portas abertas.

Junto ao Senac (Serviço Nacional de Aprendizado Comercial), as ações do Cidade Empreendedora qualificaram mais de 500 pessoas através de cursos voltados para os segmentos de Bares e Restaurantes, Varejo e Salões de Beleza.

Para auxiliar quem quer iniciar em uma nova carreira ou qualificar pessoas que desejam saber mais a respeito da área que já atuam, desde setembro deste ano, o programa leva para os municípios sete unidades móveis que oferecem 36 cursos gratuitos de capacitação para a população.

Em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), 4,5 mil pessoas já foram capacitadas nas áreas Automotiva, Solda, Panificação, Costura, Construção Civil, Transformação Digital e Informática. 

Desenvolvimento Econômico

Além do apoio ao comércio local e à população, o Cidade Empreendedora também atua junto às prefeituras municipais com várias outras iniciativas como no âmbito da desburocratização para a melhoria do ambiente de negócios. 

Segundo o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/MS e titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, as duas vertentes de trabalho possibilitam o desenvolvimento das cidades e do Estado como um todo. 

“O Cidade Empreendedora tem um papel fundamental que é ajudar na estratégia de desenvolvimento econômico de Mato Grosso do Sul. Isso se dá através da desburocratização e da ação municipal. As ações melhoram o ambiente de negócios no âmbito do município e, com várias cidades do Estado inclusas na iniciativa, cria-se um ambiente melhor para Mato Grosso do Sul”, enfatizou Jaime.

Segundo o diretor superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, com esse propósito o programa também desenvolveu um Plano de Desenvolvimento Econômico personalizado para cada cidade. A ferramenta foi feita de forma colaborativa e é importante para auxiliar a gestão pública a ser mais assertiva.

“Esse planejamento aponta qual caminho o município deve seguir e a parte mais importante é que ele não foi construído apenas pelo Sebrae, mas sim pela população como um todo. Fizemos uma pesquisa socioeconômica para identificar as potencialidades de cada local e, após isso, ouvimos a gestão pública e as lideranças locais, como Sindicato Rural e Associação Comercial, para levantar quais melhorias seriam necessárias para cada cidade. Foi um trabalho feito à várias mãos que mostra o que a sociedade quer para o município. Dessa forma, o Sebrae se faz presente em cada cidade para promover a transformação e o desenvolvimento”, ressaltou Claudio.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800.

Municípios atendidos 

Atualmente, esses trabalhos desenvolvidos pelo programa Cidade Empreendedora ocorrem em Dourados e nas cidades de Amambai, Bandeirantes, Camapuã, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Inocência, Jaraguari, Jardim, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paraíso das Águas, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Selvíria, Sonora e Terenos.

Dentre ações desenvolvidas no projeto, além da desburocratização de processos na abertura e alterações de empresas e o atendimento ao empresário, está o incentivo às compras locais; promoção de uma cultura empreendedora e a inovação nas escolas; melhorias na sala do empreendedor; estímulo ao desenvolvimento empresarial; e formação de lideranças que exerçam uma gestão pública empreendedora.

Comentários