CONFIRA

7 Dicas para cuidar melhor da Barba Crespa

Você já ouviu falar da barba crespa? Ao contrário do que pode parecer, não se tratam de fios mal cuidados ou feios. Quer dizer, eles podem ficar desse jeito só se você não dar o devido cuidado. Mas o que importa aqui é que se desejar cuidar da barba crespa de uma forma satisfatória, existem alguns bons cuidados.

CURTA O DIÁRIO NO FACEBOOK

E é claro que vamos trazê-los para você, como é de costume. A lista de dicas vai facilitar muito quem possui essa parte natural dos pelos faciais e não liga muito de ter uma barba macia ou lisa, embora elas sejam um complemento e um resultado interessante dos seus esforços.

Vamos descobrir como a barba crespa pode ser uma ótima aliada do visual. Na verdade ela pode ser a solução para quem acha que os pelos faciais não estão bons o bastante. Dá só uma olhada.

O que define uma Barba Crespa?

De uma forma simples e direta, a barba crespa costuma ser mais grossa e mais volumosa do que outros pelos faciais. Ela lembra bastante os cabelos de mesmo tipo, com a diferença que a aparência dos pelos na cara dão a impressão de serem mais frisados. Mas é só impressão, para ser sincero.

CURTA O SR. BARBEIRO NO FACEBOOK

A barba crespa dá a impressão de estar "mal cuidada", mas na verdade um bom barbudo pode fazer muito bom uso dela. Afinal de conta, é esse tipo que proporciona os tipos de visuais mais brutais e rústicos para o seu visual. Do lenhador ao homem do campo, do viking aos guerreiros bárbaros, todos compartilham desses pelos faciais mais frisados.

Agora que você entendeu melhor o que define melhor uma barba cresça, vamos às dicas de fato.

As Dicas ideais para uma barba crespa

1 – Escolha estilos de acordo com ela

Da mesma forma que os tipos de cabelos, e os vários tipos de barba, os pelos faciais crespos se combinam com mais facilidade com certos estilos de barba. Ter essa noção ajuda a valorizar o aspecto natural, e ainda por cima deixa você estiloso para qualquer momento. Vejamos alguns estilos de barba que caem bem com os pelos faciais crespos. Ah, e só lembrando: vamos guardar um específico para uma dica mais a frente. Só para deixar você curioso mesmo.

Barba Cerrada – Esse é um dos coringas dos vários tipos de barba. Uma barba cerrada dá aquele aspecto de selvageria e intensidade, o que é curioso já que se trata de um visual mais simples e mais rente ao rosto. Se você ainda não está muito confiante ou não deseja uma barba muito cheia com esse tipo, o barbeador elétrico é seu grande amigo aqui.

Lumberjack – O visual e estilo Lumberjack tem crescido muito em popularidade por aí. Quer dizer, exceto nas regiões em que o calor intenso te faz ter vontade de desaparecer do planeta. Enfim, o que importa aqui é que a barba crespa e o estilo Lumberjack andam de mãos dadas, e vale muito à pena investir nele.

Cavanhaque – Uma boa forma de testar o poder da barba crespa sem ter que cuidar de toda a barba é com um com cavanhaque. Com pelos faciais mais curtos, ou um pouco mais longos depois daquelas semanas iniciais, deixar tudo bem alinhado já dá uma boa ideia de como você pode estilizar o seu visual.

O Amante Latino – Também dá para chamar de Old Dutch, mas aqui ele ganha um significado especial quando utilizado pelos pelos faciais crespos. Quando o velho estilo europeu é aplicado nesse tipo de barba, ele tende a ficar muito associado a galera da América latina que curte fazer a combinação do cavanhaque e bigode mais finos. Fica bem foda se você aparar direitinho.

2 – Aparação é muito importante

Por falar em aparação ser importante, é aqui que está o seu principal cuidado quando se trata de barba crespa. É a aparação bem alinhada com o estilo que vai dar o destaque merecido a barba, e num específico como este tipo, é ainda mais importante dar a devida atenção aos pelos faciais.

Barbas crespas, quando crescem muito e não tem a devida aparação, ficam com a impressão de que estão sempre com frizz, desgrenhadas, gerando aqueles apelidos bobos de "barba de mendigo" e afins. O melhor é sempre manter uma altura não muito longa, além de pentear bem. Uma tesoura pode te ajudar nisso, ou dar aquela passadinha no barbeiro.

3 – Não Alise a barba!

Essa é uma dica válida para qualquer tipo de barba, especialmente a crespa. Tem barbudo por aí, mais por falta de conhecimento, acaba por alisar a barba da mesma forma que os cabelos, com aplicação de produtos químicos e outras técnicas bem populares.

E tem muito motivo muito pertinente para não indicarmos a prática por aqui: apesar dos pelos faciais ficarem com aquele brilho característico do alisamento, a tendência é que eles fiquem piores com o passar do tempo. Para os pelos crespos, isso é até mais perigoso, já que eles são naturalmente mais expostos aos efeitos externos.

Basicamente, os efeitos colaterais de uma barba bem alisada são fios mais porosos, nada agradáveis ao toque, e fios mais quebradiços. Seria horrível na verdade, pois a alegria de ter um visual mais estilosos através de um atalho se perde de forma bem pesada.

Se a razão de ter que alisar a barba é por achar que os pelos faciais crespos não estão legais, existem duas saídas muito práticas. A primeira é utilizar os produtos que vão deixar sua barba naturalmente lisa, como o balm para barba, e a segunda é simplesmente estilizar bem a barba crespa para sair desse paranoia.

Sobre deixar a barba lisa, temos um post especialmente dedicado para isso. Dá uma olhada aqui e se inspire bem.

4 – Limpeza é importante, mas hidratação ainda mais

A limpeza regular da barba é algo comum para todo barbudo, e com quem tem os pelos faciais crespos não é diferente. Mas tem um caso especial aqui que vai além da limpeza. Hidratar a barba crespa é ainda mais necessário do que apenas limpar. Ainda que sejam resistentes, fios crespos estão mais suscetíveis aos efeitos climáticos. Por isso estar sempre com ela bem hidratada vai salvar o seu visual.

O melhor produto para cuidar bem da barba nesse sentido é o óleo direcionado para ela. É simples de usar, pode ser ser levado no bolso, e vai salvar sua vida várias vezes quando precisar dar um tapa no visual. Ah, mas tome cuidado para não usar no mesmo dia que o balm, beleza? Quando é utilizado, o outro pode ser dispensado para não deixar os pelos faciais espessos com tantos produtos.

5 – Pentear é ainda mais importante

Por ter pelos naturalmente mais frisados, cuja tendência é darem a impressão de estarem sempre bagunçados, pentear a barba é o terceiro ponto mais importante nos cuidados com a barba, somados aos efeitos de uma boa hidratação e aparação. E isso vale tanto para a barba mais cheia e volumosa, como os visuais menores, restringidos a região do cavanhaque.

Sim, até para as barbas de tamanhos pequenos. Você pode manter seu visual bem uniforme com aqueles pentes pequenos. E inclusive, temos uma boa ideia de presente para um barbudo. Pentear a barba logo de manhã cedo, antes de começar suas atividades, ou fazer na mesma hora com que se penteia os cabelos, fica bem fácil de manter o visual diariamente.

Pentear a barba também é uma boa forma de mantê-la macia, e isso funciona até para os fios mais crespos. Veja aqui como você pode deixá-la macia de várias outras formas.

6 – Lave com uma boa frequência

Meio chover no molhado falar disso, mas não dispensar o shampoo para barba mesmo que seus fios sejam crespos faz muita diferença sim no visual. Os shampoos para barba existem em quantidade até bem variada, não tanto quanto os shampoos para cabelos, mas ainda assim versáteis o bastante para te ajudar a manter um bom visual.

Você consegue encontrar fácil fácil essas opções de produtos para barba e mantê-la limpa e bem hidratada na Loja Beard. Inclusive essas opções variadas de shampoos para os pelos faciais que precisa para cuidar da barba crespa. O ritmo de limpeza é o mesmo de qualquer outro tipo de barba: a cada dois dias é o bastante para que eles fiquem em seu melhor estado.

7 – O Estilo de Barba perfeito para os pelos faciais crespos é o Rústico

Lembra que falei lá no começo que iria guardar um estilo de barba que cairia perfeitamente com os fios crespos? Então, é esse aqui mesmo. O estilo rústico é muitas vezes associado ao cara do campo, o que é diferente até do próprio Lumberjack que comentamos mais acima. O que se caracteriza como rústico por aqui é mais o fato dos pelos faciais crespos serem o fator de maior destaque do que o restante do visual em si.

O estilo rústico tem sido a última tendência entre a galera hipster, como uma forma de sair "novamente" dos estilos mais populares que eles próprios ajudaram a trazer de volta. Barbas rústicas costumam apresentar uma aparente falta de aparação, principalmente nas pontas um pouco mais desalinhadas. Mas isso não os tornam menos estilosos.

Ainda assim, por trás daqueles pelos na linha do maxilar, abaixo do pescoço é muito bem aparado. E todo o visual é muito bem hidratado e limpo, seguindo as dicas que passamos aqui. Mas o preparo no barbeiro dá essa impressão de selvageria, como se o cara tivesse passado várias semanas isolado na natureza, e ela fez seu papel no visual. Aliás, fica uma boa referência para esse estilo, o personagem de Tom Hanks no filme Náufrago.

Fazer esse visual é até bem simples, embora seja um pouquinho demorado já que vai ter de esperar aquelas semanas de crescimento normais da barba. Primeiro, além dos pelos faciais crespos, você vai precisar daquele estímulo com um bom balm para barba, para que eles cresçam saudáveis.

Quando eles passarem da linha do pescoço, mais ou menos alinhado com o pomo de adão, faça uma aparação com a tesoura, mas se preocupando em criar uma linha não muito regular até o meio da barba. O formato exato vai do seu gosto, podendo formar tanto um pequeno arco, como os visuais mais pontudos. Considere o seu tipo de rosto para filtrar melhor as escolhas.

As melhores barbas rústicas tem um equilíbrio legal tanto no volume dos pelos faciais como no formato da barba. Buscar algumas referências dentro das particularidades que deseja já dá uma boa ajuda no resultado final. E claro, o barbeiro vai ser o seu melhor amigo nessas horas.

Considerações Finais sobre a Barba Crespa

Um leitor um pouco mais experiente aqui na Beard vai notar que algumas das dicas referentes a barba crespa não são muito diferentes dos cuidados gerais com os pelos faciais. E não existem grandes diferenças mesmo, pelo menos quanto a necessidade de produtos específicos e limpeza.

As características da barba crespa são únicas sim, mas trata-se dos mesmos bulbos capilares no rosto que qualquer outro cara possui, e que podem ser estimulados da mesma forma. O segredo aqui é fazer um bom uso desse volume natural da barba, e testar possibilidades que somente eles podem proporcionar.

Uma sugestão que podemos dar sem medo de ser feliz é combinar os pelos faciais desse tipo com os cabelos. Os cortes podem dar um destaque ainda mais interessante para uma barba desse tipo, principalmente eles forem de tipos diferentes. Os cortes que estão bombando esse ano podem ajudar bem também. Em suma, curta os seus pelos faciais sem frescura.

Curtiu as dicas, jovem? Se precisar dá uma passada no Sr. Barbeiro, lá tem todos os produtos que você precisa para cuidar da sua barba crespa, e claro, de todos os cuidados masculinos.

Aqui você está em casa, então não fique com vergonha. Até a próxima, parça!

Comentários