Artigos

A depressão escondida por trás de um sorriso…

Muitas pessoas acreditam que aqueles que convivem com a depressão ficam presos em suas camas e não têm força para trabalhar ou para estabelecer conexões sociais. Mas essa não é a total realidade.

Muitos daqueles que sofrem de depressão mascaram essa condição através de sorrisos e uma felicidade disfarçada.

Isso também decorre do fato de que cada um de nós experimenta a depressão de uma maneira particular. Em muitas pessoas, é extremamente difícil diagnosticar a condição apenas analisando seu modo de lidar com a vida.

A depressão sorridente

A depressão sorridente pode ser definida como "externalização de sentimentos de felicidade e completude, enquanto o interior sofre sintomas da depressão." Não é simples identificar esse tipo de depressão nem mesmo nas pessoas mais próximas a nós, porque elas já "se acostumaram" a conviver com a depressão e escondem suas emoções muito bem, mostrando apenas o que se espera delas. Frequentemente, essas pessoas não aceitam sua condição e não enfrentam os sintomas, porque têm medo de que impressão irão passar para aqueles ao seu redor.

Uma parte da depressão sorridente que merece muita atenção é a tristeza. O sorriso é apenas uma tentativa de esconder todos os sentimentos negativos abrigados no interior.

Por que a depressão sorridente é tão perigosa?

As pessoas que sofrem de depressão sorridente convivem a todo momento com sentimentos de ansiedade, irritação, medo, desesperança e irritabilidade, mas não externalizam esses sentimentos. Elas tendem a manter suas vidas "corretas", sem nunca demonstrar fragilidade. No entanto, lidam sozinhas como as consequências de sua condição, que podem ir de ataques de pânico até pensamentos suicidas, que são a parte mais preocupante.

Aqueles que sofrem de depressão sorridente possuem mais atitude para colocar seus pensamentos suicidas em prática. Geralmente, são essas pessoas que cometem suicídio e chocam todo mundo, porque nunca pensaram que existia algo de errado. Por isso, esse é o tipo mais perigoso de depressão.

Como lidar com essa situação?

Se você convive com a depressão sorridente, saiba que existem muitas alternativas para lidar com essa situação, aconselhamento, psicoterapia, e muitas outras.

Além de terapia, o apoio dos amigos e familiares é fundamental. Encontrar alguém em quem você confia e torná-lo seu confidente é muito importante também. Essa pessoa vai ouvi-lo e motivá-lo a ver as coisas por uma perspectiva diferente. Não considere isso como um incômodo. Existe muitas pessoas que o amam e que querem lhe ajudar. Falar sobre seus sentimentos é imprescindível para lidar com pensamentos depressivos.

Comentários