Artigos

Como manter um bom relacionamento com os seus vizinhos

Viver em sociedade é um desafio, todos somos pessoas tão diferentes, criadas de formas distintas, que as vezes é muito complicado conviver uns com os outros. Mas não custa nada nos esforçarmos para manter um pouco de harmonia nos ambientes, ainda mais quando se trata de vizinhos.

Quem nunca teve algum problema, por menor que fosse, com algum vizinho? Os atritos sempre acontecem, por mais que tentemos evitar, mas sempre podemos recorrer a algumas dicas e regrinhas básicas que contribuem muito para um ambiente harmônico. E é esse o assunto do post de hoje!

Edite este campo e insira a segunda parte da matéria

Não importa se você mora em casa ou apartamento, um bom relacionamento com as pessoas com quem convive é essencial, tanto para que os problemas sejam resolvidos mais rapidamente quanto para que o ambiente seja agradável.

Aqui vamos dar algumas dicas para você que tem dificuldade de se relacionar com seus vizinhos. Nesse caso pensamos especialmente em quem mora em condomínio, mas se você em casa não tem problema, basta focar apenas nas situações que se encaixam na sua realidade. Vamos lá?

Preste atenção no regulamento interno

É nesse documento que estão todas as regras que os moradores precisam seguir ao morar no imóvel. Eu sei que é chato ler esse tipo de coisa, mas faça um esforcinho! O tempo que você passar lendo essas instruções pode te poupar dores de cabeça. No regulamento estarão especificados os horários adequados para a realização de festas, mudanças e reformas. Além de algumas regras sobre a utilização dos espaços comuns.

Seja um morador ativo

Faz parte do "trabalho" em ser morador de condomínio, participar das assembleias. Com todo mundo do prédio participando, além de conhecer seus vizinhos melhor, todos podem contribuir para a melhora do local ao decidir sobre as questões que envolvem a todos.

Tenha bom senso ao utilizar as áreas compartilhadas

Não é nada legal quando alguém ocupa sua vaga na garagem, não é mesmo? Por isso respeite todo espaço que for de uso comum. Estacione somente na sua vaga, siga as regras para a utilização do salão de festa, respeitando os horários. O mesmo vale para a piscina, academia, playground, entre outros locais.

Reformas

Essa é uma situação que não está muito dentro do nosso controle, pois pode surgir a necessidade a qualquer momento. Segundo a norma da ABNT toda e qualquer reforma que seja realizada nas áreas internas devem ter autorização do síndico. Mas não custa nada também avisar aos seus vizinhos, para que não surjam reclamações durante o processo.

Tente também estipular um horário que seja mais adequado para começar, que não seja muito cedo para que seus vizinhos não acordem com o barulho e que não se estenda além do horário estipulado pelo regulamento do prédio.

Viu como é fácil? Não precisa de muito esforço para que a convivência com os condôminos seja pacífica.

Comentários