Artigos

Falando de depressão na adolescência

Foto: Reprodução Foto: Reprodução

Segundo a especialista em terapia cognitivo comportamental (TCC) e mestre em Psicologia“ Luciane Sperafico “ explica um pouco mais sobre os sintomas da Depressão na Adolescência.


A palavra Depressão provém do termo latim Depressus, que significa “abatido” ou “aterrado”. Trata-se de um distúrbio emocional podendo traduzir-se num estado de abatimento e infelicidade, o qual pode ser transitório ou permanente. 


Portanto, trata-se de uma condição de saúde que ainda envolve muito preconceito. Por isso, muita gente tem vergonha de falar sobre o assunto e assumir que sofre de depressão. 


É exatamente esse comportamento que os especialistas aconselham evitar. Falar abertamente sobre o assunto e procurar ajuda é vital.


A depressão na Adolescência é muito mais do que se sentir temporariamente triste ou deprimido. É um distúrbio de humor grave e debilitante que pode mudar a maneira como você pensa, sente e age em sua vida diária. Quando você está deprimido, você pode se sentir sem esperança e desamparado e pode parecer que ninguém entende. Mas, a depressão é muito mais comum nos adolescentes do que você imagina. 


Embora a depressão possa ocorrer a qualquer momento da vida, os sintomas nesta fase da vida podem se expressar de modo diferente que na fase adulta, fazendo com que os familiares muitas vezes confundam com as próprias mudanças emocionais características deste ciclo de vida, dificultando inicialmente a identificação de uma situação de adoecimento.


Depressão na Adolescencia: Como identificar e o que fazer?
A Psicoterapeuta e especialista em TCC-terapia cognitivo comportamental “Luciane Sperafico” explica: que a Depressão na Adolescência é uma doença que muita das vezes é compreendida pelo meio familiar e outros grupos como uma forma de chamar atenção.


Se você pensa ou já pensou assim fique atento, à depressão na adolescência é coisa seria e se não for tratada adequadamente pode causar consequências como suicídio, abuso de drogas e outros problemas sérios na vida dos adolescentes.


Em uma rápida busca pela internet podemos encontrar inúmeros significados para a palavra adolescência que está sempre associada às palavras: “transição” e “crescimento”. Este período é marcado por inúmeras alterações psíquicas e físicas, sempre acompanhada de muitas dúvidas e medos do que está por vir. Porque esta é a fase que este adolescente busca uma independência, autonomia e maturidade.


É neste período onde estes jovens e adolescentes se distanciam do grupo familiar e buscam a compreensão, aceitação e segurança de indivíduos com a mesma faixa etária. Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) define a adolescência como a faixa etária de 12 aos 18 anos de idade, porém, recentemente alguns cientistas têm defendido a adolescência até os 24 anos de idade.


Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) um a cada cinco adolescentes enfrenta desafios de saúde mental. A OMS ainda afirma que a grande maioria dos transtornos mentais entre adolescentes não é diagnosticada nem tratada e que consequentemente isso colabora para o crescimento dos índices de suicídios e abuso de substâncias psicoativas.


Fatores de risco para a Depressão na Adolescência:
*Doença grave, 
*Dor crônica ou incapacidade física; 
*Ter outras condições de saúde mental, como ansiedade, distúrbio alimentar, distúrbio de aprendizagem ou TDAH;
* Álcool ou abuso de drogas; 
*Problemas acadêmicos ou familiares; 
*Assédio moral; 
*Trauma de violência ou abuso; 
*Experiências de vida estressantes recentes, como o divórcio dos pais ou a morte de um ente querido;
* Lidar com sua identidade sexual em um ambiente sem apoio; 
*Solidão e falta de apoio social.

Alguma das características clínicas da Depressão na Adolescência podem incluir: A irritabilidade constante, falta de autoestima, tristeza, sentimento de inutilidade e incompreensão, afastamento ou isolamento de atividades sociais, baixo rendimento escolar, insônia e distúrbios de sono, extrema angustia, pensamentos pessimistas, pensamentos frequentes sobre a morte entre outros sintomas. Estas características podem ajudar professores, pais, e amigos próximos a identificar o problema.

A RELAÇÃO ENTRE O EXCESSO DE PREOCUPAÇÃO E A DEPRESSÃO
O estresse e a preocupação podem ter um grande impacto na vida dos adolescentes. Estresse, dúvidas ou medos implacáveis podem enfraquecer sua energia emocional, elevar os níveis de ansiedade, afetar a saúde física e até mesmo desencadear a depressão. Gerenciar o estresse na vida começa com a identificação das fontes desse estresse: Se as provas ou as aulas parecerem assustadores demais, por exemplo, fale com um professor ou um orientador pedagógico. Sua escola pode ter um conselheiro para pedir ajuda, ou você pode pedir a seus pais para marcar uma consulta com um terapeuta.


O tratamento geralmente é feito por meio da psicoterapia (onde este adolescente pode conversar abertamente com um profissional de psicologia e tratar de seus medos, angustias e dilemas) combinado com atendimento psiquiátrico que se faz necessário porque a doença também afeta o cérebro e as conexões neurais dos jovens, levando a um bloqueio nas regiões responsáveis pelas sensações de prazer, felicidade e satisfação, por exemplo.


Provavelmente você pode ter um adolescente que é seu filho, amigo, aluno ou conhecido. Caso note algo diferente converse, ampare, ouça o que ele tem a dizer, ofereça seu apoio e jamais trate a depressão como frescura.


 A compreensão, apoio, amor e respeito fará toda a diferença no processo de acolhimento deste adolescente que está em vulnerabilidade psíquica.


 

Comentários