Artigos

Será que estou com depressão?

Você tem sentido, desanimo, tristeza, falta de interesse nas atividades que antes eram interessantes? Fique atento, pois pode estar com DEPRESSÃO!

O preconceito relacionado à situação depressiva faz com que as pessoas demorem a buscar ajuda, o diagnostico precoce ajuda a salvar vidas.

Outro aspecto que dificulta o acesso ao tratamento é que os sintomas são confundidos com situações cotidianas, tais como desanimo tristeza e mudanças de humor. No entanto existem características que sinalizam o transtorno depressivo, portanto fique atento caso esteja apresentando cinco destas características.

São elas Humor deprimido ou irritável, acentuada diminuição do interesse ou prazer em atividades que antes eram interessantes ou prazerosas, aumento ou diminuição repentina do apetite, insônia ou excesso de sono, agitação ou retardo psicomotor, fadiga e perda de energia, pensamentos de morte ou suicídio, capacidade diminuída de concentrar-se ou indecisão recorrente.

Apesar de estar associada a situações emocionais a depressão não é uma doença apenas do cérebro, mas também do corpo, as pessoas que sofrem deste desenvolvem complicações físicas que precisam ser observadas e tratadas com comprometimento e cuidados constantes. Além de psicoterapia e medicamentos psiquiátricos os cuidados com alimentação e atividade física colaboram com a recuperação.

A depressão tem tratamento, mas é necessário o comprometimento do paciente e de seus familiares para que o objetivo seja alcançado. Muitas vezes os pacientes abandonam o tratamento quando os sintomas diminuem, e infelizmente retornam com sintomas ainda mais intensos. Por tanto é necessário estar comprometido consigo mesmo e com o tratamento até que os sintomas sejam minimizados ao máximo ou eliminados totalmente.

Psicóloga Mari M. Ortiz CRP/14064090 Endereços: Rua José Tavares, 474, Centro, Itaporã/MS. Rua Oliveira Marques, 2145A, Centro, Dourados/MS. Fone: 998132052

Comentários