Artigo: Walter Ramos

Um primeiro passo de uma Multidão. Um grande passo para moralidade.

Não! Não nos perderemos entre monstros de nossa própria criação.

Nos últimos dias, como todo brasileiro fiquei e estou atento aos movimentos sociais que aos poucos vão tomando grandes dimensões em todo território nacional e de forma providencial.

Sinceramente pela primeira vez eu começo a ter lampejos de crença na capacidade do nosso povo, na possibilidade do renascimento do nacionalismo, do ideal cívico, enfim, crente de que o povo está acordando para a realidade.

Ao ler os noticiários na mídia eletrônica, fiquei feliz em saber que Itaporã também marcou presença na passeata de protestos na vizinha cidade de Dourados na noite de quinta feira 20 de junho de 2013, foi uma pena mais não pude estar presente.

Como diz um tal de Luiz Inácio, nunca na historia deste município se viu uma manifestação de caráter nacional, e isso é um fato histórico para nossa cidade. Confesso que fiquei feliz, e pude dimensionar o tamanho do propósito do povo brasileiro neste momento.

O momento é de acreditar que podemos fazer a diferença, de acreditarmos que realmente a “União Faz a Força”. Basta desfraldar a bandeira do civismo, sim, do civismo, não aquela que só se desfralda na copa do mundo.

O Brasil com seu povo respeitado (com direitos e deveres), é a razão de ser de uma verdadeira pátria, que as vezes insiste em se identificar como pais do futebol, do carnaval, e da mulher bonita. O Brasil vai além, é um solo fértil que a mais de 500 anos foi descrito por Pero Vaz de Caminha dizendo que aqui “em se plantando tudo dá”.

Isso é uma pura verdade, pena que os nossos dirigentes entenderam mal essa afirmativa, e ao invés de plantar o trigo, estão plantando o joio.

Mais agora senhores do poder, o povo esta despertando para a realidade sórdida que vocês arquitetaram para seus benefícios próprios. Digamos que a justiça veio a cavalo, mais fiquem espertos, a tropa esta chegando. Olha só o que vocês plantaram, agora vão colher.Em meio a tanta futilidade na rede mundial de computadores, alegramo-nos em saber que finalmente estamos usando este mecanismo “FACEBOOK”, para nos mobilizarmos e juntar nossas vozes em um só côro, um côro em favor da moralidade, da justiça social do respeito com o cidadão.

É isso ai Brasil, é isso ai amigos Itaporaenses, dentre os direitos tutelados pela Constituição Federal encontra-se o direito à liberdade de expressão, o qual, além de ser um direito reconhecidamente fundamental, também serve em qualquer país tido e reconhecido como democrático como suporte e sustentação da própria democracia aí existente.

Como diria o saudoso Tancredo Neves. Não Podemos nos dispersar, sobretudo, vamos nos unir de forma pacífica, sem vandalismo, protestar com legitimidade e legalidade configurando-se, assim, nítido exercício do direito constitucional da liberdade de expressão que nos ampara. A liberdade de expressão, é necessária em qualquer país civilizado e democrático, vamos bradar em alto e bom som que queremos um Brasil melhor. Chega de ficar feliz por pouca coisa, como a vitoria do Brasil sobre o Japão por três a Zero, esquecendo que nas outras coisas perdemos de goleada pra eles.

Neste momento de copa das Confederações e Copa do Mundo, que tal gritarmos por justiça social bem mais alto de quando gritamos Gooool?

Voltando a falar sobre minha Itaporã, reitero minha grande alegria e satisfação em saber que muitos jovens, homens, mulheres, chefes de famílias estiveram em Dourados unindo forças neste clamor popular.Por outro lado, fontes me informaram que Itaporã também está preparando uma manifestação neste sentido em nossa cidade. Quem bom, isso nos anima, nos faz acreditar no resgate do civismo. Vamos alimentar essa idéia, eu também quero dar minha contribuição e juntar minha voz em uníssono com vocês.

Salve a Democracia, viva a Liberdade de expressão... O Brasil acordou... E como diria Beth Carvalho: “Vamos la rapaziada, ta na hora da virada vamos dar o troco”.

Walter Ramos
Jornalista DRT 133/MS
walteritapora@hotmail.com

Comentários