Brasil

Acadêmicos de Medicina realizam mutirão no HU de Dourados

Alunos realizam mutirão a partir de hoje no HU - Crédito: Clara Medeiros/Arquivo/Dourados News Alunos realizam mutirão a partir de hoje no HU - Crédito: Clara Medeiros/Arquivo/Dourados News

Acadêmicos da faculdade de medicina da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), realizam o projeto Novembro Azul nesta semana.

Esse ano será realizado nos dias 24 a 28 de novembro, das 7 às 10 horas. Todos os pacientes que fizerem os exames, terão direito a retornar para as consultas, que serão realizadas no dia 29, com início às 7 horas e durando o dia todo.

Tudo será realizado no HU (Hospital Universitário), a estimativa é de atender 350 homens durante a ação de prevenção.

Essa é uma iniciativa criada em 2023 pela Liga de Urologia, que foi idealizado e organizado por acadêmicos com a orientação do médico Urologista Ricardo de Lucia, que também é preceptor da liga.

O projeto é organizado meses antes pelos acadêmicos, preenchendo documentos da universidade junto com as UBS's (Unidades Básicas de Saúde) da cidade e estabelecendo com a coordenação do Hospital as datas. 

“Já no mutirão de exames, os acadêmicos participam ativamente, fazendo questionários aos pacientes e auxiliando na organização dos procedimentos, que são feitos pelos funcionários do HU. Já nas consultas, participam acompanhando os médicos urologistas, servindo, também, como meio de aprendizado, assim como nas biópsias”, diz o acadêmico João Pedro Bezerra, um dos participantes.

A SBU (Sociedade Brasileira de Urologia) recomenda que os homens façam uma avaliação individualizada, que inclui o exame de toque retal e o exame de sangue PSA, a partir dos 50 anos.

Para aqueles com fatores de risco, como histórico familiar (pai ou irmão) de câncer de próstata, a recomendação é iniciar o rastreamento mais cedo, a partir dos 45 anos.
 

Comentários