OPERAÇÃO FLASHBACK

Ação contra facção criminosa em nove Estados mira liderança em MS

Gaeco está na PED para cumprimento de mandados - Crédito: Arquivo/Dourados News Gaeco está na PED para cumprimento de mandados - Crédito: Arquivo/Dourados News

Operação Flashback desencadeada na manhã desta quarta-feira (27/11) por policiais do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) em Campo Grande e Dourados, cumpre mandados também em outros oito Estados brasileiros. A ação principal, conforme a SSP/AL (Secretaria  de Segurança Pública de Alagoas) - local onde as investigações iniciaram - "é combater o principal núcleo da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), com base no Mato Grosso do Sul".

Conforme relatado em nota, de terras sul-mato-grossenses saem as ordens do chamado 'tribunal do crime' para todo Brasil, sob comando de um faccionado identificado como ‘Maré alta’.

Segundo as investigações, ele seria o substituto de Marcos Willians Camacho, o ‘Marcola’, atualmente preso na Penitenciária Federal de Porto Velho, em Rondônia.

Além de Mato Grosso do Sul e Alagoas, a operação cumpre ainda determinações judiciais em Minas Gerais, Paraná, Pernambuco,  São Paulo, Tocantins e Sergipe. 

No total, são 110 mandados de prisão.

Na Capital e em Dourados, onde as ações ocorrem em presídios, são 12 ordens para prisão e outras 12 de busca e apreensão. 

Ainda segundo a SSP/AL, a operação "parte para o enfrentamento ao PCC não com o propósito de apreender armas e drogas, mas de isolar os líderes da nova estrutura, que tem como caraterística a truculência no ‘tribunal do crime’, com mortes bárbaras pelo Brasil (...). De acordo com as investigações, o ‘tribunal do crime’ é formado pelos que detém maior poder ou funções privativas dentro da facção". 

 

Comentários