Brasil

Azul terá que explicar porque barrou cegos em voo

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) confirmou ontem (22) que pediu explicação à Azul Linhas Aéreas por barrar três cegos de embarcarem em um voo que ia de Ribeirão Preto/SP a Belo Horizonte/MG. Segundo a empresa, dos quatro cegos que chegaram para embarcar, apenas um pode fazer a viagem devido à quantidade de comissários na aeronave.

De acordo com a Anac, a Resolução nº 09/2007, que trata do acesso ao transporte aéreo de passageiros que necessitam de assistência especial, afirma que as empresas não podem limitar o número de portadores de deficiência que possam se movimentar sem ajuda ou que estejam acompanhadas.

"Entretanto, a mesma resolução prevê que o número de passageiros sem capacidade de se locomover sozinhos e que estejam desacompanhados não pode exceder 50% do número de tripulantes da cabine, visando à segurança em casos de necessidade evacuação", completa a nota da agência.

A Azul afirmou que os clientes não "haviam se identificado como deficientes visuais no momento da compra da passagem, sendo este fato apenas constatado no momento embarque". A empresa disse ainda que "em cumprimento da legislação aeronáutica, embarcou apenas um dos quatro clientes que estavam previstos para o voo 4273 do último domingo (19), uma vez que a aeronave continha dois comissários". Com informações do Terra

Fonte:DouraNews

Comentários