Brasil

Comandante da PM diz que 8 policiais ficaram feridos em conflito

O comandante geral da PM, coronel Carlos Alberto David dos Santos, disse que oito policiais militares ficaram feridos no conflito com indígenas que durou oito horas, ontem (30), na Fazenda Buriti, em Sidrolândia (MS). Agora, um inquérito será aberto para apurar quem foram os responsáveis pelos tiros que os atingiram. O confronto terminou com a morte do índio Oziel Gabriel, de 35 anos, que foi baleado no abdômen. O fato está sendo investigado.

De acordo com o coronel, ao contrário do que foi dito por alguns indígenas, os policiais não chegaram atirando. Imagens gravadas pela polícia mostram o diálogo com um grupo de indígenas. Um policial federal pede a dispersão ao citar a decisão judicial de reintegração de posse. Logo depois, índios aparecem avançando em direção à tropa.

“Recebemos um ofício no último dia 16 para prestar apoio nesta operação. Fomos cumprir uma ação legal e o cenário que encontramos foi de alta tensão. Lamento a morte do indígena e os ferimentos que os índios causaram aos meus policiais”, declarou.

O comandante também garantiu que a Polícia Militar usou apenas balas de borracha e gás lacrimogênio para conter o tumulto. Além disso, segundo ele, os PMs estavam munidos de cassetete e usavam escudo. Somente os sargentos, conforme o coronel David, estavam armados com pistolas de calibre .40.

A munição que atingiu os policiais é de calibre .22.

fonte: Correio do Estado

Comentários