Saúde e Bem-estar

Comunicação Não Verbal: falar sem dizer nada!

Foto: Pixabay Foto: Pixabay

Você sabia que a comunicação não verbal pode ter um impacto maior do que aquilo que você está dizendo? A comunicação não verbal é falar sem dizer nada! Vamos ver primeiro o que é comunicação.

O que é Comunicação?

Comunicação humana é um processo de troca de informações e interações no qual compartilhamos informações, conhecimentos, ideias, emoções, e pelo qual afetamos e somos afetados, bem como interferimos na vida das pessoas.

A comunicação é o centro gravitacional das atividades humanas e uma das formas mais importantes de interação entre as pessoas. Nada acontece sem que haja comunicação. Aliás, toda a natureza é feita de interações entre todos os seres, de todas as formas, formando matéria, luz, cores, sons, formas, movimentos.

Comunicação é uma palavra derivada do termo latino “communicare“, que significa “partilhar, participar algo, tornar comum”.

Através da comunicação os seres humanos partilham informações entre si, sendo de vital importância para integrar e desenvolver.

O processo de comunicação consiste na transmissão de informação (mensagem) entre um emissor e um receptor que decodifica (interpreta) uma determinada mensagem através de códigos (sistemas de sinais) em base a um canal de comunicação.

No processo humano de comunicação, esta mensagem pode ser levada através de código verbal (palavra, escrita), não verbal (expressões corporais) ou factual (através das ações).

No decorrer do processo comunicativo podem ocorrer ruídos, caracterizados por tudo aquilo que afeta o canal, perturbando a perfeita captação da mensagem (por exemplo, falta de rede no celular).

Comunicação Verbal e Não Verbal

Comunicação verbal é feita através da linguagem falada ou escrita, característica predominante dos seres humanos.

Comunicação não verbal engloba o uso da linguagem corporal, quando o indivíduo é capaz de se expressar utilizando o seu corpo, através de expressões faciais, posturas corporais, distâncias físicas e gestos que são, em sua maioria, de caráter inconsciente ao comunicador.

Entendemos também como comunicação não verbal todos os tipos de simbologia textuais, como placas, gráficos, aparências, cores, desenhos, entre outras imagens que agem como transmissoras de informações, emoções e sensações. Exemplo: placas e sinais de trânsito.

A comunicação verbal está sempre ligada à comunicação não verbal. Por exemplo: quando alguém fala, dizemos que seu corpo também fala, pois executa movimentos com as mãos, com o rosto, com a postura, que falam de sentimentos e emoções.

Tipos de Comunicação Não Verbal

Existem quatro principais campos na comunicação não verbal:

O espaço ou ambiente físico que a pessoa usa para se comunicar. Observe onde a pessoa fica, como dispõe os móveis, os objetos sobre a mesa, a decoração que usa, os objetos e ferramentas de trabalho, etc. Aborda também aspectos como a proximidade relativa aos interlocutores e suas implicações. Aqui vale observar a distância ou proximidade no decorrer da inter-relação, p. ex., ao cumprimentar, ao dar um abraço.

Paralinguagem: qualidade da voz, a entonação de voz, o volume, a velocidade, as pausas; p. ex: num discurso ou representação, a ênfase ou não ao narrar algo.

A aparência física do comunicador, responsável pelas “primeiras impressões”, p. ex.: limpeza, tipo de vestimenta, cabelos, unhas, formalidade ou informalidade.

Cinésica: trata dos movimentos executados pelo corpo, destacando as expressões faciais, os gestos – que podem variar de acordo com a cultura do emissor ou busca de adequação ao receptor; (p.ex.: as expressões corporais ao falar ou brincar com criança, ao dirigir-se a um homem ou a uma mulher, a timidez ou confiança, expressão mais contida ou expansiva, etc.).

Fonte: www.holos.org.br

Comentários