ABIGEATO

Conquista do setor agropecuário, Deleagro será inaugurada hoje

Sede da Deleagro em Campo Grande será inaugurada hoje - Crédito: Divulgação/Sejusp Sede da Deleagro em Campo Grande será inaugurada hoje - Crédito: Divulgação/Sejusp

No Dia do Policial Civil, celebrado nesta quarta-feira (29), o governador Reinaldo Azambuja, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira e o Delegado-Geral da Polícia Civil, Adriano Garcia Geraldo, inauguram em Campo Grande a Delegacia Especializada de Combate à Crimes Rurais e Abigeato - Delegado Mikaill Alessandro Gouvea Faria (Deleagro).

A solenidade de inauguração começou às 7h30, na sede da nova especializada, na Rua Mário Edson de Barros, nº 121, no Bairro Chácara Cachoeira, em Campo Grande. Durante a cerimônia, serão feitas homenagens aos policiais civis e em especial ao delegado Mikaill, primeiro titular da unidade, que faleceu em acidente automobilístico em maio desse ano.

A Deleagro, uma conquista do setor agropecuário, que há décadas reivindicava mais segurança, já está em funcionamento e tem a missão de reprimir e investigar crimes como o abigeato, ou seja, furtos de animais domésticos no campo e nas fazendas, principalmente de gado.  Outra atribuição é a investigação e repressão dos furtos e roubos de insumos, defensivos e maquinários agrícolas.

Cabe ainda a Deleagro a atuação nos delitos decorrentes de crimes agrários, nos quais haja violência, em um trabalho de cooperação com demais instituições e órgãos, com ressalvas àquelas com competência federal, e prestará apoio às demais unidades policiais na apuração de crimes contra o agronegócio.

A Deleagro foi ofialmente no dia 28 de abril deste ano, por meio de decreto do governador e do secretário de Segurança, publicado no Diário Oficial do Estado.

Delegado Mikail

Nomeado o primeiro delegado titular da Deleagro, em 30 de abril deste ano, o delegado Mikaill Alessandro Gouvea Faria, sofreu um acidente de carro na BR-060, entre Sidrolândia e Campo Grande, em 6 de maio deste ano, quando retornava de uma diligência na região sul do estado e foi à óbito no dia seguinte, na Santa Casa de Campo Grande.

O Conselho Superior da Polícia Civil (CSPC), encaminhou a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), um pedido para a indicação do nome do delegado, para a mais nova especializada.

A proposta foi encaminhada ao Governo do Estado, que propôs a Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei 241/2021, para homenagear Mikaill, que foi aprovado pela Casa de Leis e, no início deste mês o governador Reinaldo Azambuja sancionou a Lei nº 5.708, que deu a Deleagro a denominação Delegacia Especializada de Combate à Crimes Rurais e Abigeato,  Delegado Mikaill Alessandro Gouvea Faria.

Natural de Pirajuí (SP), Delegado Mikaill atuou por 7 anos na Polícia Civil do Mato Grosso do Sul. Ele foi aprovado no concurso público para delegado da instituição em 2014, quando foi lotado na Delegacia de Polícia de Amambai.

Logo foi promovido a delegado regional adjunto da Delegacia Regional de Ponta Porã, em 2018.

Comentários