UNIGRAN

Curso de Pedagogia realiza Seminário sobre Cultura Afro-brasileira 

O Seminário foi realizado presencialmente, com participações a distância - Crédito: Divulgação O Seminário foi realizado presencialmente, com participações a distância - Crédito: Divulgação

Na última sexta-feira, dia 19 de novmbro, o curso de Pedagogia da Unigran realizou o 6ª Seminário de Extensão sobre a Cultura Afro-Brasileira. Produzido há seis anos, o evento é o fechamento da disciplina ‘Relações Étnico-raciais na Educação’ e coloca o acadêmico na prática de atividades vivenciadas no contexto educativo. 

Durante o seminário, os acadêmicos do 6º semestre apresentaram trabalhos, conforme as temáticas contempladas na disciplina, e também participam de uma palestra, realizada na modalidade à distância. 

A coordenadora do curso de Pedagogia, Elizabete Velter Borges, mencionou que “a importância e relevância está em contribuir no combate ao racismo na infância e idade escolar, bem como contribuir para que, de fato, a escola ou a Instituição de Educação Infantil, seja um lugar que eduque e oriente para as boas relações étnicas. Para tanto, é necessária uma formação de professores com conhecimento da temática para darem conta do enfrentamento necessário em sala com as crianças”. 

A professora da disciplina e coordenadora do Seminário, Terezinha Bazé, ressaltou que a disciplina foi integrada ao currículo do curso, devido à Lei nº 10.639/2003, que trouxe a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura afro-brasileiro na formação de professores.

“Ela tem uma importância extraordinária na formação dos professores, porque a escola exerce um papel crucial na vida do homem, age como formadora de valores e, com isso, tem a capacidade e responsabilidade de proporcionar mudanças na mentalidade das pessoas e também contribuir para superar preconceitos e, para que isso de fato aconteça no contexto educacional, é preciso que o professor, enquanto agente conscientizador, agente transformador, crie na sala de aula um ambiente pleno, de diálogo cultural com todos os alunos que ali estão presentes neste contexto”, enfatizou Bazé.

Neste ano, o palestrante convidado foi o acadêmico de Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Pedro Henrique de Almeida Barreto, que ministrou o tema ‘Precisamos falar sobre personagens negros em desenhos animados’. 

Os acadêmicos de Pedagogia apresentaram os trabalhos com os temas: ‘Desconstruindo o racismo na escola’; ‘A diferença entre igualdade e equidade’; ‘Práticas pedagógicas para estimular atitudes inclusivas e o respeito às diferenças’; e ‘Sugestão de como Trabalhar a Diversidade com Crianças na sala de aula (Índios’).

A disciplina e o Seminário sempre são ministrados durante o mês da Consciência Negra. “Esta data deve ser celebrada, deve ser refletida”, afirmou Terezinha. “É preciso utilizar o capital vivo do que é esta cultura dos alunos, para que, a partir dela, todos possam conhecer e melhorar cada um que está ali. A criança precisa ver a cultura dela presente na escola dela”, completou.  

 

Comentários