MATO GROSSO DO SUL

Detran-MS derruba site falso e reforça alerta contra fraudes digitais

Departamento reforça que os únicos endereços válidos terminam em "ms.gov.br" e alerta sobre os riscos de acessos via links não oficiais Departamento reforça que os únicos endereços válidos terminam em "ms.gov.br" e alerta sobre os riscos de acessos via links não oficiais

Golpistas criaram um site falso que simulava a plataforma “Meu Detran” com o objetivo de aplicar golpes em cidadãos sul-mato-grossenses. A tentativa de fraude foi identificada e combatida pela equipe da Diretoria de Tecnologia da Informação (Dirti) do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), que agiu rapidamente e conseguiu retirar a página do ar antes que o golpe ganhasse escala. 

O portal fake foi descoberto após um condutor efetuar o PIX e não conseguir dar andamento na emissão do documento do veículo. Ele buscou os canais oficiais do Detran-MS e descobriu que tinha caído num golpe.  

Com um endereço eletrônico bastante diferente dos sites oficiais que sempre terminam em “ms.gov.br”, a página fraudulenta oferecia supostos serviços como consulta e pagamento de débitos veiculares, induzindo o cidadão a transferir valores via PIX. A rápida atuação da equipe técnica impediu a continuidade do golpe.

Há cerca de um mês, o diretor da Dirti, Robson Lui, reuniu-se com o delegado titular da 3ª Delegacia de Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, para relatar as tentativas de golpe envolvendo o nome do Detran-MS que têm surgido com frequência. Só em 2025 já foram mais de cinco alertas. 

A orientação para os casos em que houver prejuízo é clara: o cidadão deve registrar um boletim de ocorrência em qualquer delegacia da Polícia Civil, por se tratar de crime de estelionato, além de formalizar uma denúncia na Ouvidoria do Detran-MS. "Na ouvidoria é importante que o cidadão inclua os prints de tela e comprovantes, pois com essas informações, nós da área de TI do Detran podemos colaborar com a Policia Civil na demanda policial", destaca Lui.

A instituição também reforça os cuidados necessários para garantir o acesso seguro aos seus serviços. Os portais oficiais sempre terminam com “.ms.gov.br”. O site verdadeiro do Meu Detran é meudetran.ms.gov.br, e pode ser acessado também por meio de atalho destacado em amarelo no portal principal do órgão: www.detran.ms.gov.br. 

Antes de inserir dados pessoais ou realizar qualquer pagamento em resultados que aparecem na busca do navegador, o usuário deve:

– Conferir se o endereço eletrônico é oficial e contém “ms.gov.br”

– Não confiar em sites de busca; digitar o endereço oficial

– Evitar clicar em links enviados por redes sociais ou aplicativos de mensagens

– Desconfiar de cobranças apenas com a opção de PIX com valores baixos ou promessas de desconto imediato
– Conferir o destinatário antes de finalizar o pagamento. 

– Ficar atento à aparência do site: erros de português, imagens distorcidas e layout amador 

O Detran-MS reforça que a segurança digital é uma responsabilidade compartilhada. Ao menor sinal de fraude, o cidadão deve interromper o acesso, não realizar pagamentos e procurar os canais oficiais de atendimento. 

A Glória é uma alternativa rápida e simples para emitir guias e checar a autenticidade de informações relacionadas a veículos, habilitação e multas. A atendente virtual do Detran-MS está disponível 24 horas via whatsapp no número (67)3368-0500. Reforçamos que o atendimento humanizado atua em horário comercial das das 8h às 18h.

Comentários