Depois de mais de quatro anos, Dourados volta a receber voos comerciais. O avião da Latam está previsto para pousar às 8h40 desta segunda-feira (8), trazendo passageiros e marcando o fim de um longo período em que moradores da cidade e da região precisavam se deslocar para Ponta Porã ou Campo Grande para viajar de avião.
A companhia aérea inicia suas operações ligando Dourados a São Paulo (Guarulhos) com três voos semanais.
Nas segundas, quintas e sextas-feiras, o voo sai de Guarulhos às 7h45, chega a Dourados às 8h40, retorna às 9h20 e pousa em São Paulo às 12h25, sempre levando em consideração o fuso de cada localidade.
O Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira estava fechado para voos desde maio de 2021, quando começaram as obras de reforma e adequação da pista, sob responsabilidade do 9º BEC (Batalhão de Engenharia e Construção) do Exército Brasileiro.
Inicialmente, a primeira etapa da obra tinha prazo de entrega para novembro de 2021, seis meses após o início das melhorias. No entanto, em setembro daquele ano, durante as atividades, foram constatados problemas na drenagem, que exigiram intervenções maiores. O prazo foi então reprogramado para novembro de 2022, mas novamente surgiram contratempos, incluindo períodos de chuva, que atrasaram o cronograma.
Após vários prazos não serem cumpridos, a entrega final ocorreu em julho de 2024, mas irregularidades detectadas atrasaram a homologação, impedindo a operação comercial por meses. O atraso chegou a motivar investigação do Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul.
Um dos principais obstáculos na retomada dos voos comerciais após as obras serem finalizadas ocorreu em dezembro do ano passado, quando o aeroporto passou por inspeção da Força Aérea Brasileira (FAB) para homologar os equipamentos de navegação aérea.
No relatório preliminar, a cabeceira 06, a mais utilizada para pousos, foi aprovada sem ressalvas. Já a cabeceira 24 foi reprovada por não atingir o brilho necessário no sistema PAPI (Indicador de Trajetória de Aproximação de Precisão), sendo necessária a substituição de um refletor e uma nova inspeção apenas nesta cabeceira.
Antes da paralisação, a cidade contava com voos diretos da Azul e da Gol. Durante o período sem voos comerciais, a pista permaneceu fechada e, somente a partir de 2024, passaram a ocorrer voos particulares, já os pousos e decolagem de grande porte, incluindo jatos que transportaram ministros em visitas oficiais, aconteceram somente neste ano.
Conforme dados divulgados pela prefeitura, entre janeiro e maio de 2025, o aeroporto registrou 2.693 operações de pousos e decolagens, confirmando que está pronto para receber aviões de todos os portes.
Comentários