Brasil

Em menos de quatro meses, Dourados registrou quase 400 casos de violência contra a mulher

Em média, 98 mulheres foram agredidas por mês no município em 2020.

Grande parte das ocorrências foi registrada por ameaça e injúria. -© Elza Fiúza/Agência Brasil Grande parte das ocorrências foi registrada por ameaça e injúria. -© Elza Fiúza/Agência Brasil

A Delegacia da Mulher de Dourados e a Delegacia de Pronto Atendimento registraram, desde o início do ano, 394 ocorrências de violência contra mulher. Em média, 98 mulheres são agredidas por mês no município em 2020. 

Os números devem ser ainda maiores, já que há mulheres que ficam com medo de denunciar.

De acordo com os dados repassados à reportagem da 94FM pela escrivã de polícia, Rosângela Yamamoto, neste ano, a maioria das mulheres foi agredida pelo marido ou ex-companheiro. 

Grande parte das ocorrências foi registrada por ameaça e injúria.

Questionada pela reportagem se o número de ocorrências aumentou no período da quarentena por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), Yamamoto disse que a Delegacia da Mulher registrou queda de 60% nas ocorrências, entre 1° e 22 de abril, em relação ao mesmo período do ano passado.

Ocorrências em 2019

Durante todo o ano de 2019, o número chegou em 1.511 ocorrências na Delegacia da Mulher. Já em 2018, de acordo com o delegado Lupércio Degerone, a Polícia Civil havia registrado 1.430 ocorrências. 

Denúncias

Para fazer a denúncia, a vítima pode fazer o registro de ocorrência na Delegacia da Mulher, que fica localizada na Rua Francisco Feitosa Sobreira, na Vila Bela, ou através da Central de Atendimento 180 e dos direitos humanos no disque 100, onde tem a possibilidade de fazer denúncia anônima.

Comentários