Brasil

Em MS, 380 mil pessoas ainda não declararam IRPF; prazo vence dia 30

A Receita Federal em Mato Grosso do Sul alerta sobre os últimos dias para a entrega da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF) 2025, ano-base 2024. O período de apresentação do documento começou em 17 de março e termina no próximo dia 30.

Dados divulgados até as 10h30 desta segunda-feira (5) mostram que foram transmitidas 292 mil declarações. Com isso, 380 mil ainda precisam prestar contas dos ganhos obtidos em 2024. A Receita estima que o número de declarantes atinja 672 mil até 30 de maio.

O delegado da Receita Federal em Campo Grande, Zumilson Custódio da Silva, lembra que, embora ainda restem 25 dias, é importante o contribuinte não deixar para transmitir a declaração nos últimos dias do prazo.

“Hoje, temos um programa bem acessível, com linguagem simples e objetiva, além da facilidade para obter comprovantes de despesas dedutíveis na declaração e outras informações exigidas do declarante”, observa o dirigente. 

A multa mínima para quem perder o prazo é de R$ 165,74 e máxima de 20% de quem tiver imposto a pagar. 

Ao não prestar contas dos ganhos obtidos no ano anterior, o CPF (Cadastro das Pessoas Físicas) do contribuinte passa a constar como “pendente de regularização”. Essa anotação, contudo, não tem caráter punitivo e não impede o exercício de direitos. 

As normas da Receita Federal também não autorizam que outros órgãos públicos ou empresas privadas criem restrições ao cidadão apenas por apresentar pendências no CPF. “A anotação serve apenas como um alerta para que a pessoa regularize sua situação com o Fisco”, pontua Zumilson da Silva.

A Receita Federal alerta sobre mensagens falsas durante o período de entrega da declaração. “Não enviamos e-mails a nenhum contribuinte. Qualquer mensagem utilizando o nome da Receita Federal é tentativa de golpe. Nós nos comunicamos com os contribuintes por meio de carta, ou com mensagens publicadas na caixa postal deles no portal sougov”, esclarece o delegado.

Comentários